Back

Novo dados.gov já está disponível

 

A AMA lançou uma nova versão do portal nacional de dados abertos – dados.gov –, ao abrigo das suas competências na promoção da reutilização de informação do setor público e da medida Simplex "Dados Abertos +".

 

A nova plataforma representa uma melhoria significativa em relação ao antigo portal, introduzindo um dados.gov mais ágil, mais aberto e mais transparente, e mais colaborativo, baseando-se em udata, um software aberto desenvolvido pelo Etalab da administração pública francesa, que é a base do portal nacional francês de dados abertos, data.gouv.fr, uma iniciativa premiada e reconhecida em vários rankings mundiais.


Entre as várias novidades do portal, destacam-se as funcionalidades mais robustas de interação com outros portais e catálogos de dados. Com a entrada em produção do novo portal, a AMA praticamente duplica o número de conjuntos de dados disponíveis: de 796 para 1528 (um aumento de cerca de 92%); e passa a receber dados de forma automática dos portais da Justiça, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Cascais, Câmara Municipal de Águeda, registando-se também um aumento expressivo da informação oriunda do INE – Instituto Nacional de Estatística. O número de organizações que disponibilizam dados abertos no novo portal sobe também de 26 organismos para 45.

 

Uma das componentes mais importantes do movimento de dados abertos é promover a reutilização de dados para fins de transparência, cidadania ativa ou desenvolvimento económico (promovendo valor através da criação de apps, plataformas e novos modelos de negócio baseados em informação pública). Nesse sentido, o dados.gov irá promover e destacar casos de reutilização, em vários locais do portal, seja na página principal ou em páginas dedicadas para o efeito. A partilha de informação e divulgação destas soluções poderá ser feita por qualquer utilizador, dando espaço para os próprios programadores e interessados promoverem o seu trabalho e contributos para a comunidade.

 

O lançamento do novo dados.gov assinalou ainda a participação Portuguesa na OpenGovWeek, um evento promovido pela Open Government Partnership (OGP) e que agregou, entre os dias 7 e 11 de maio de 2018, uma série de iniciativas internacionais sobre o tema da Administração Aberta. 
Portugal aderiu à OGP em dezembro de 2017, cabendo à AMA a coordenação nacional desta iniciativa.