Web Content Display

CONSULTAS PRELIMINARES AO MERCADO

Consulta Preliminar ao Mercado e Fixação do Preço Base
 
A AMA carece de serviços para a Implementação de uma Metodologia de Benchmark para a Administração Pública e a sua aplicação num Estudo de Benchmark para construção de Eventos de Vida.
 
Enquadramento:
 
A melhoria dos serviços públicos e a centralidade do cidadão na Administração Pública, com o foco de melhorar a sua experiência na utilização destes serviços, tem sido a grande prioridade em todos os instrumentos de alinhamento com a Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública. 
 
O fortalecimento da capacidade dos modelos de negócio assentes na inovação, simplificação, participação e colaboração, a prestação de serviços mais seguros, acessíveis e sem esforço, facilitando e reduzindo as interações, bem como a promoção da eficiência, sustentabilidade e ainda a reutilização de dados, entre outros neste alinhamento, tem vindo a ganhar uma crescente relevância na forma como as Organizações trabalham e se relacionam.
 
Importa, assim, garantir o uso estratégico deste potencial, posicionando o setor público como precursor e incentivador de serviços mais práticos e acessíveis a todos os cidadãos, através de «one  stop  shops»  (balcões  únicos),  interação  multicanal,  reutilização  de  informação,  reforço  da  cultura de simplificação, transparência e integração de processos, partindo da compreensão das necessidades e expectativas dos utentes e da utilização dos dados facultados por estes, que permitem organizar os serviços em torno de eventos de vida.
 
Consideramos que a estratégia de Benchmark deverá funcionar como uma ferramenta para uma melhoria contínua e incremento de valor para toda a Administração pública, devendo representar também uma alavanca para o seu amadurecimento e subsequente crescimento. 
 
Neste contexto, na presente consulta preliminar ao mercado, pretende-se aferir o preço, bem como a duração dos serviços, de acordo com um conjunto de entregáveis que respondam às necessidades seguintes:
 
Implementação de uma Metodologia de Benchmark para a AP:
Conjunto de instrumentos que identifiquem os requisitos necessários para a construção de uma Metodologia (de benchmark) que estabeleça um ponto de referência na análise das melhores práticas sobre uma determinada temática, e que possa ser aplicada nas diversas temáticas aplicáveis na AP ;
Conjunto de instrumentos de gestão e controlo do projeto, bem como da respetiva divulgação;
Todos os documentos apresentados devem ser produzidos em versão em português e versão em inglês;
 
Estudo de Benchmark na construção de Eventos de Vida
Conjunto de instrumentos que identifiquem e demonstrem a aplicação da Metodologia de Benchmark para AP (Lote 1) na construção e identificação no caso concreto dos eventos de vida;
Conjunto de instrumentos de gestão e controlo do projeto;
Todos os documentos apresentados devem ser produzidos em versão em português e versão em inglês;
 
Neste sentido, vimos solicitar, ao abrigo do artigo 35.º A do Código dos Contratos Públicos, informação sobre o preço e respetiva duração para a execução destes serviços.
 
A prestação voluntária da informação ora solicitada, deverá ser feita através de correio eletrónico para cx@ama.pt,  até às 24:00 horas, do dia 15/10/2022.

 

A AMA pretende contratar serviços para a Implementação de uma Metodologia de Benchmark para a Administração Pública e a sua aplicação num Estudo de Benchmark para construção de Eventos de Vida.

Para este procedimento, pretende-se contratar consultores com o seguinte perfil e experiência: 

a)Tipologia 1 - Gestor de projeto 

Requisitos obrigatórios:
1.Licenciatura em Gestão, Economia ou outra licenciatura similar que se revele adequada (desde que fundamentada pelo proponente);
2.Experiência mínima de 10 anos em gestão de projetos relacionados com o desenvolvimento organizacional.
   
Requisitos preferenciais:
3.Mestrado ou Doutoramento em área relevante para o objeto do contrato; 
4.Experiência em coordenação de equipas; 
5.Experiência em projetos de Benchmark;
  6.Experiência mínima de 3 anos em gestão de projetos na Administração Pública Portuguesa;

b)Tipologia 2 – Gestão 

Requisitos obrigatórios:
i. Licenciatura ou Mestrado em Gestão, Economia, Informática de Gestão ou similar; 
ii.Experiência mínima de 6 anos em projetos relacionados com o desenvolvimento organizacional.
  
 Requisitos preferenciais:
 iii.Experiência em avaliação e melhoria de serviços públicos;
 iv. Experiência em mapeamento e desenho de processos;
 v.  Experiência mínima de 1 ano em projetos na Administração Pública Portuguesa;
 vi. Conhecimento proficiente do inglês, falado e escrito.

c)Tipologia 3 – Comunicação e marketing 

Requisitos obrigatórios:
i. Licenciatura ou Mestrado em comunicação, marketing ou similar;
ii.Experiência mínima de 6 anos em atividades de comunicação.
  
Requisitos preferenciais:
iii.Experiência em produção de conteúdos escritos para websites e redes sociais; 
iv. Experiência em produção de vídeos;
v.  Experiência mínima de 1 ano em projetos na Administração Pública Portuguesa;
vi. Conhecimento proficiente do inglês, falado e escrito.

d)Tipologia 4 – Consultor Estratégico (Inovação/Transformação digital)

Requisitos obrigatórios:
i. Licenciatura em Gestão, Economia, Informática de Gestão ou outra licenciatura similar que se revele adequada (desde que fundamentada pelo proponente);
ii.Experiência mínima de 10 anos em projetos de que envolvam a inovação e/ou transformação digital de serviços;

Requisitos preferenciais:
iii.Mestrado ou Doutoramento em área relevante para o objeto do contrato; 
iv. Participação em projetos que envolvam a elaboração de estratégias de redistribuição de serviços;
v.  Participação em projetos que envolvam entidades públicas ou privadas de grande dimensão em termos de clientes/público-alvo;
vi. Proficiência em Inglês (falado e escrito);

e)Tipologia 5. – Consultor Estratégico (Experiência do Cliente/CX)

Requisitos obrigatórios:
vii. Licenciatura em Gestão, Economia, Informática de Gestão ou outra licenciatura similar que se revele adequada (desde que fundamentada pelo proponente);
viii.Experiência mínima de 10 anos em projetos de que envolvam a melhoria da experiência do cliente;

Requisitos preferenciais:
ix. Mestrado ou Doutoramento em área relevante para o objeto do contrato; 
x.  Participação em projetos de CRM (Customer Relationship Management);
xi. Participação em projetos que envolvam entidades públicas ou privadas de grande dimensão em termos de clientes/público-alvo;
xii.Proficiência em Inglês (falado e escrito).
 
Neste sentido, e com vista à preparação do referido procedimento pré-contratual, vimos solicitar, ao abrigo do artigo 35.º A do Código dos Contratos Públicos, informação sobre o preço base unitário/hora para os perfis acima indicados.

A prestação voluntária da informação ora solicitada deverá ser feita através de correio eletrónico para cx@ama.pt, até às 24:00 horas, do dia 22/07/2022.

_____________________________________________________________________

A AMA pretende contratar serviços de conceção de um sistema de verificação de requisitos para reconhecimento e manutenção de selo sobre o nível de maturidade dos serviços públicos.
 
Para este procedimento, pretende-se contratar consultores com o seguinte perfil e experiência: 
 
a) Tipologia 1: Gestor de Projeto - Auditor da qualidade sénior 
i. ser detentor de licenciatura ou mestrado no âmbito da auditoria, gestão ou similar;
ii. mínimo de 10 anos de experiência em auditoria;
iii. ser detentor de certificado de competências pedagógicas concedido pelo IEFP;
iv. formação específica no âmbito da auditoria;
v. proficiência em Inglês (falado e escrito). 
 
b) Tipologia 2: Gestão 
i. ser detentor de licenciatura ou mestrado em gestão, informática de gestão, economia ou similar;
ii. mínimo de 8 anos de experiência no âmbito da gestão organizacional, gestão da qualidade ou avaliação do desempenho organizacional;
iii. ter formação e/ou experiência em mapeamento e desenho de processos.
 
c) Tipologia 3: Comunicação e marketing 
i. licenciatura ou mestrado em comunicação, publicidade, marketing ou outra que se revele adequada (desde que fundamentada pelo proponente);
ii. mínimo de 8 anos de experiência profissional no âmbito da comunicação;
iii. proficiência em Inglês (falado e escrito);
iv. conhecimentos de edição do sistema de gestão de conteúdos WordPress;
v. experiência em produção de logotipos e imagens de marca.
 
d) Tipologia 4: Produtor audiovisual 
i. formação superior em produção audiovisual;
ii. 8 anos de experiência profissional como produtor audiovisual;
iii. experiência na produção e edição de vídeos promocionais.
 
Neste sentido, e com vista à preparação do referido procedimento pré-contratual, vimos solicitar, ao abrigo do artigo 35.º A do Código dos Contratos Públicos, informação sobre o preço base unitário/hora para os perfis acima indicados, para um contrato com duração aproximada de 4 meses.
 
A prestação voluntária da informação ora solicitada, deverá ser feita através de correio eletrónico para cx@ama.pt,  até às 24:00 horas, do dia 30/06/2022.
 
_____________________________________________________________________
 
Nos termos do artigo 35.º-A do CCP vimos por este meio realizar uma Consulta Preliminar ao mercado, solicitando que até ao próximo dia 23 de dezembro sejam enviados para o endereço de email labx@labx.gov.pt as seguintes cotações


 1. Valores hora/recursol praticados para os seguintes perfis, para um contrato com duração aproximada de 6 meses:  

Perfil 1 – Gestor de projeto

Competências técnicas e experiência profissional que lhe permita deter proficiência para:

  1. Gerir uma equipa multidisciplinar de forma autónoma, no âmbito de um projeto de (re)desenho de serviços, com vista à prossecução de objetivos previamente definidos
  2. Garantir a realização das atividades definidas em Plano de Projeto.
  3. Assegurar a comunicação com as diferentes partes interessadas do projeto

Requisitos mínimos obrigatórios:

  1. Formação superior mínima de Licenciatura
  2. Formação específica em gestão de projetos
  3. Experiência em gestão de projetos mínima de 3 anos

Perfil 2 – Designer de serviços

Competências técnicas e experiência profissional que lhe permita deter proficiência para:

  1. Organizar e facilitar atividades de investigação e cocriação, e experimentação em formato presencial ou virtual, no âmbito de processos de desenho de serviços

Requisitos mínimos obrigatórios

  1. Formação superior mínima em Design, Engenharia ou equivalente
  2. Experiência e conhecimento na organização de atividades de investigação e cocriação, e experimentação em formato presencial ou virtual, no âmbito de processos de desenho de serviços há pelo menos 3 anos.
  3. Experiência no desenvolvimento de atividades de UX/UI em contexto de projeto, há pelo menos 3 anos.
  4. Experiência em tarefas de obtenção e tratamento de dados de pesquisa, incluindo preferencialmente a aplicação de instrumentos de pesquisa (quantitativa e qualitativa) e o uso de ferramentas especializadas de análise e visualização de dados (bases de dados, dashboards, etc.), há pelo menos 3 anos.

___________________________________________________________________

Nos termos do artigo 35.º-A do CCP vimos por este meio realizar uma Consulta Preliminar ao mercado, solicitando que até ao próximo dia 3 de dezembro sejam enviados para o endereço de email gil.a.vieira@ama.gov.pt as seguintes cotações: 


 Valores hora/homem praticados para os seguintes perfis, para um contrato com duração de 24 meses:  

Perfil 1 - Técnico de Informática

 
Competências técnicas e experiência profissional que lhe permita deter proficiência para:
 
1. Instalar e configurar componentes de hardware e software em computadores, dispositivos de comunicações, postos de trabalho e periféricos das Lojas e Espaços Cidadão; 
 
2. Atribuir, otimizar e desafetar recursos informáticos, identificando as anomalias e desencadeando as ações necessárias para a sua regularização;
 
3. Instalar programas e aplicações informáticas, em conformidade com as exigências dos sistemas de informação definidos, com recurso aos suportes lógicos, ferramentas e linguagens apropriadas;
 
4. Apoio aos utilizadores das Lojas e Espaços Cidadão no âmbito de uma primeira linha de suporte.
 
Requisitos
1. Curso Tecnológico/Profissional/Outros nível III – Curso Tecnológico de Informática
 

Perfil 2 – Especialista em arquitetura empresarial

 
Competências técnicas e experiência profissional que lhe permita deter proficiência para:
 
1. Mapeamento das arquiteturas aplicacionais de todas as plataformas da AMA no sistema ATLAS
 
2. Participação em reuniões periódicas sobre análise de alterações às arquiteturas atuais e proposta de novas
 
3. Instalação de atualizações da plataforma ATLAS
 
4. Parametrização da plataforma ATLAS para suporte a requisitos de classificação de dados pessoais nas plataformas em consonância com o RGPD
 
5. Desenho, revisão e produção de documentação sobre processo e procedimentos a adotar no seio das arquiteturas aplicacionais
 
Requisitos
1. Experiência de pelo menos 2 anos em Atlas release 17 ou ferramenta equivalente.
 
2. Certificação TOGAF
 

_____________________________________________________________________

Nos termos do artigo 35.º-A do CCP vimos por este meio realizar uma Consulta Preliminar ao mercado, solicitando que até ao próximo dia 6 de julho sejam enviados para o endereço de email sama2020@ama.pt as seguintes cotações: 

1. Valores hora/homem praticados para os seguintes perfis, para um contrato com duração superior a 24 meses:

Serviços de acompanhamento técnico-financeiro Requisitos Mínimos
Perfil 1 - Técnico de acompanhamento de projetos

A.Experiência na execução de serviços de acompanhamento técnico-financeiro em entidade gestora de Fundos Comunitários, na ótica de Autoridade de Gestão/Organismo Intermédio, na área de transformação digital na Administração Pública;

B. Licenciatura pré-Bolonha ou a frequência de Mestrado pós-Bolonha com, no mínimo, a componente curricular concluída;

Perfil 2 – Técnico administrativo

Experiência mínima de 18 meses na utilização dos sistemas de informação SIFSE e Sistema de Gestão Operacional do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, na ótica da Autoridade de Gestão/Organismo Intermédio

B.Curso de Especialização Tecnológica na área de Gestão (CET).

2. Valores hora/homem praticados para os seguintes perfis, para um contrato com duração superior a 24 meses:

Serviços de consultoria tecnológica Requisitos Mínimos
Perfil 1 – Consultor Tecnológico Experiência mínima de 18 meses em Gestão e Acompanhamento de projetos de SI/TI;
Perfil 2 – Programador Sénior

A.Experiência 5 anos na programação de aplicações em tecnologia Java e Liferay 6 (ou superior) EE;

B.Licenciatura em Informática ou Engenharia Informática;

3. Valor praticado para o Licenciamento RPA (Robotic Process Automation) Blue Prism v 6.6, ou equivalente, para o período de 36 meses.