A ENTI (Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes) visa transformar dados em ação, facilitando a vida das pessoas e das empresas através dos dados, numa gestão eficiente e sustentável do território, tendo por base a inovação e a transparência.
É uma medida prevista no Pilar III – Digitalização do Estado, do Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril, e no Programa do XXIII Governo Constitucional, enquanto medida catalisadora da transição digital, no âmbito da sociedade digital, da criatividade e da inovação, enquanto desafio estratégico.
Notícias
- 27.12.2024 - Framework para desenvolvimento de Planos de Ação Local e Regional de Territórios Inteligentes
Para que a Administração Pública Local e Regional se possa preparar para a elaboração do seu Plano de Ação Local, foi disponibilizada a Framework para Planos de Ação Local e Regional de Territórios Inteligentes. Este documento constitui um guia detalhado com foco na adaptação das recomendações da Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI).
No contexto das ações de Capacitação em Territórios Inteligentes, os formandos irão ter ainda acesso a templates específicos para o desenvolvimento de Planos de Ação Local e Regional.
Poderá consultar o documento aqui.
- 20.12.2024 - Já foi lançado o Aviso Nº. 04/C19 i08/2024 para financiamento da aquisição e desenvolvimento de serviços de partilha de dados no âmbito da ENTI
No dia 16 de dezembro de 2024 foi lançado o Aviso N.º 04/C19 i08/2024 - Territórios Inteligentes: Aquisição de serviços de dados para financiamento da aquisição e desenvolvimento de serviços de partilha de dados, relevantes no contexto das diversas iniciativas da ENTI – Estratégia Nacional dos Territórios Inteligentes. Este aviso é destinado à Administração Pública Central, Setor Empresarial Local e Serviços municipalizados e intermunicipalizados com capital maioritariamente público, no caso destes dois últimos que operem nas áreas das águas, saneamento, resíduos e mobilidade.
As respetivas candidaturas poderão ser submetidas até ao dia 24 de janeiro de 2025, inclusive. Poderá consultar toda a informação sobre o aviso aqui.
- 16.12.2024 - Já está disponível o Diretório de Empresas para Territórios Inteligentes
No âmbito da Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI) a AMA prevê financiar municípios e entidades intermunicipais na aquisição ou evolução de plataformas de gestão urbana, verticais, integrações de dados, sensores e redes de comunicações, destinadas à gestão inteligente das suas atividades.
O Diretório de Empresas para Territórios Inteligentes foi disponibilizado com o objetivo de facilitar a AP Local na pesquisa e consulta de empresas registadas que oferecem produtos e serviços no âmbito da ENTI. O registo dos operadores económicos é voluntário, não sendo a AMA responsável pela informação inserida. Todos os procedimentos de contratação a celebrar pelas entidades estão sujeitos às regras do CCP.
Poderá aceder ao Diretório de Empresas para Territórios Inteligentes aqui.
- 18.10.2024 - Abertas as inscrições para Ações de Capacitação em Territórios Inteligentes - Início a 29 de outubro
Encontram-se abertas as inscrições para a Capacitação em Territórios Inteligentes, promovida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e organizada pelo Instituto Nacional de Administração (INA), em parceria com a NOVA Information Management School (NOVA IMS).
Este programa de formação é uma oportunidade única para capacitar decisores, dirigentes e técnicos da administração pública com as mais avançadas ferramentas para uma gestão eficiente e sustentável dos territórios.
Permitirá ainda orientar a administração pública local na elaboração dos Planos de Ação Local, os quais constituem um requisito para beneficiarem de financiamento no âmbito do Aviso N.º 01/C19-i08/2024: "Aquisição e desenvolvimento de Plataformas de Gestão Urbana".
A 1ª edição desta formação teve já início a 29/10, encontrando-se previstas novas edições para muito em breve.
Para mais informações e inscrições, aceda aqui!
- 18.10.2024 - Disponibilização de Clausulas Técnicas tipo para a Aquisição de Plataformas de Gestão Urbana, Plataformas Verticais e Sensores
Já se encontra disponível o documento que define um conjunto de cláusulas técnicas tipo para a aquisição de Plataformas de Gestão Urbana, Plataformas Verticais e Sensores.
Este documento visa apoiar o trabalho das entidades da administração pública local na elaboração dos cadernos de encargos para aquisição das referidas plataformas e equipamentos e deverá ser respeitado no âmbito do Aviso N.º 01/C19-i08/2024: "Aquisição e desenvolvimento de Plataformas de Gestão Urbana".
Poderá consultar o documento aqui.
Mais informação ENTI:
Contacto:
territorios.inteligentes@ama.pt