Curso PRR: Gestão do Risco de Fraude

Curso PRR: Gestão do Risco de Fraude

Inscrições abertas até ao dia 8 de abril

A Academia PRR lançou o Curso de Gestão do Risco de Fraude no PRR numa parceria que junta a EY, o INA e a Estrutura de Missão Recuperar Portugal e que visa dotar os Beneficiários do PRR das ferramentas e competências necessárias para uma gestão eficaz e eficiente dos riscos de fraude, corrupção, conflito de interesses e duplo financiamento tal como prescrito pela Orientação Técnica N.º 14 "Avaliação do risco de fraude e medidas antifraude eficazes e proporcionais".

O curso terá início no dia 16 de Abril por forma a garantir que todas as instituições dispõem do tempo necessário para procederem à inscrição dos seus trabalhadores. As inscrições foram prolongadas até ao dia 8 de abril.

Pode saber mais detalhes sobre o curso aqui, bem como consultar o respetivo programa e calendário.

Apresentação do Novo Modelo de Atendimento, Marca Cidadão e Novo Cartão de Cidadão

Apresentação do Novo Modelo de Atendimento, Marca Cidadão e Novo Cartão de Cidadão

Novas soluções apresentadas integram o modelo da Nova Geração de Serviços Públicos

Apresentação do Novo Modelo de Atendimento, Marca Cidadão e Novo Cartão de Cidadão

Sob o mote "Nova Geração de Serviços Públicos: +Próximos, +Ágeis, +Conectados", a AMA apresentou o Novo Modelo de Atendimento, a Marca Cidadão e o Novo Cartão de Cidadão, uma nova experiência de contacto com o Estado, totalmente integrada, moderna e digital, colocando as pessoas no centro. A apresentação decorreu no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, no ano em que se assinalam 25 anos desde a abertura da primeira Loja de Cidadão em Portugal

O Novo Modelo de Atendimento assenta num serviço integrado das várias entidades da Administração Pública num único local, físico ou digital, onde os cidadãos (a título individual ou empresarial) podem resolver as suas questões com o mínimo de esforço e tempo.

Numa abordagem omnicanal, que significa que os cidadãos podem interagir com os serviços públicos de forma conveniente e de acordo com as suas preferências e necessidades, este novo modelo reduz a burocracia e elimina a necessidade de fornecer repetidamente as mesmas informações, através de serviços integrados e eficientes. Para o conseguir é dado destaque à interoperabilidade, nomeadamente à integração de sistemas e dados entre diferentes entidades da Administração Pública, promovendo uma experiência mais segura e eficiente para os cidadãos.

Esta uniformização da experiência do cidadão em todos os canais e serviços, materializa-se numa nova app e um novo portal desenvolvido em colaboração entre entidades da Administração Pública, com coordenação da AMA, que irá reunir todos os serviços. O atual ePortugal tornar-se-á assim ainda mais transacional, surgindo como o principal ponto de acesso digital para os cidadãos interagirem com a Administração Pública. A nova versão do portal, designado de "Cidadão", integrará mais serviços e terá uma nova experiência de utilização.

app "Cidadão", por sua vez, vai agregar todas as APP do Estado permitindo realizar os serviços mais procurados através do telemóvel e, no futuro, permitirá também o acesso a documentos de identidade em formato digital.

A par com a priorização do digital, a AMA transpõe a mais recente tecnologia para o atendimento presencial. Integrando a Inteligência Artificial Generativa para facilitar a interação entre cidadãos e entidades públicas e humanizar ainda mais os serviços públicos, lança uma nova geração de Lojas e Espaços Cidadão com balcões únicos e integrados, oferecendo uma vasta gama de serviços de diferentes entidades. Com este novo modelo, já não precisam de saber qual a entidade responsável pelo seu problema, deixando essa articulação do lado do estado Estado que se organiza para prestar um serviço cada vez mais simples e integrado. Essas novas Lojas e Espaços incluirão, também, a integração do canal telefónico e da videochamada.

Por forma a manter os serviços públicos flexíveis e adaptáveis, capazes de se ajustar às necessidades específicas de cada cidadão, vão ser lançadas as Lojas Móveis Digitais, carrinhas elétricas itinerantes que funcionam como balcões de atendimento. Estas lojas vão percorrer as freguesias, permitindo uma maior proximidade da população que se encontra mais afastada dos centros urbanos, evitando a necessidade de deslocação. E também as Lojas Pop-up que funcionam como "desbloqueadores" de determinados pedidos ou situações de grande afluência em certas zonas do país, oferecendo um conjunto de serviços públicos rápidos e de grande procura, diminuindo a sobrecarga das atuais lojas físicas.

Em linha com este momento de viragem e inovação, a AMA, em conjunto com o IRN e a INCM, apresenta também o novo Cartão do Cidadão, renovando o documento que identifica os portugueses há 17 anos.

Com novas funcionalidades digitais, tecnologia contactless, segurança reforçada e um novo design, o Cartão de Cidadão foi renovado para atender às normas europeias relativas aos documentos de identificação dos cidadãos da União Europeia, definidas no regulamento EU 2019/1157 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de junho.

Entre os novos elementos incorporados está o reforço da segurança física, destacando-se um fundo anti cópia, elementos visíveis apenas por ultravioleta, uma janela transparente feita de um material inovador que muda de cor consoante o fundo. Na componente eletrónica, foi introduzida maior segurança à informação presente no cartão e à utilização, pelo cidadão, dos seus certificados digitais.

 

 

 

Parlamento Europeu votou a favor da criação de um quadro para a identidade digital da União Europeia

Parlamento Europeu votou a favor da criação de um quadro para a identidade digital da União Europeia

Esta aprovação permite ao consórcio POTENTIAL acelerar o seu projeto-piloto destinado a testar a carteira de identidade digital europeia

Parlamento Europeu votou a favor da criação de um quadro para a identidade digital da União Europeia

O Parlamento Europeu votou a favor da criação de um quadro para a identidade digital da União Europeia (UE), o que constitui um marco significativo na prossecução de um cenário digital mais seguro e acessível. Esta aprovação vem permitir ao consórcio POTENTIAL acelerar o seu projeto-piloto de grande escala destinado a testar a carteira de identidade digital europeia (EUDIW).

Todos os Estados-membros, incluindo os 19 países e a Ucrânia que participam no projeto, estão empenhados em lançar as suas carteiras digitais no prazo de 24 meses após a entrada em vigor dos atos de execução, tal como previsto no regulamento.

Este ambiente colaborativo e de permanente inovação tem como objetivo garantir um ecossistema de carteiras de identidade digital interoperável, altamente seguro, centrado no utilizador e reconhecido em toda a União Europeia, que permita aos cidadãos da UE aceder de uma forma rápida e simples aos serviços públicos e privados.

O projeto POTENTIAL espera que a EUDIW seja testada com êxito em diferentes cenários a nível nacional e transfronteiriço, obedecendo ao Quadro de Arquitetura e Referência (ARF) que estabelece normas comuns e especificações técnicas para os Estados-membros criarem ou adaptarem as suas carteiras.

A carteira em forma de app, permitirá aos utilizadores armazenar e gerir facilmente os seus dados e documentos de identificação, mantendo o controlo total sobre a sua privacidade e privilegiando a transparência, a inovação e a segurança. Será gratuita para todos os cidadãos europeus.