Centro de Atendimento Consular

Centro de Atendimento Consular

Secretários de Estado visitam a sede da AMA

 

Recebemos hoje a Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, e o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, numa visita ao Centro de Atendimento Consular (CAC), sedeado nas instalações da AMA desde 9 de abril de 2018, na sequência de um protocolo celebrado com o Ministério dos Negócios Estrangeiros. 

O CAC, projetado no quadro das medidas Simplex+ 2017, é um projeto-piloto que abrange a rede consular portuguesa em Espanha e que vem complementar os canais de relacionamento tradicionais, visando proporcionar um atendimento mais fácil, rápido e cómodo, seja por telefone, através do (+34) 910770281, ou por correio eletrónico, para cac@ama.pt.

Lojas de Cidadão e senhas eletrónicas disponíveis na rede TOMI

Lojas de Cidadão e senhas eletrónicas disponíveis na rede TOMI

Esta manhã a Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, assistiu à apresentação de um novo serviço que resulta de um protocolo de colaboração entre a Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA) e a empresa TOMI WORLD. O protocolo foi assinado in loco pelo Presidente da AMA, Pedro Silva Dias, com a Chave Móvel Digital.

 

A partir de hoje, 26 de junho, os cidadãos passam a poder aceder a toda a informação do Mapa de Cidadão e a obter senhas de atendimento para as Lojas de Cidadão. No caso das senhas virtuais de atendimento, o utilizador poderá selecionar no TOMI o serviço e a Loja de Cidadão pretendidos, recebendo a respetiva senha por SMS no seu telemóvel.


 Os serviços do Mapa do Cidadão ficam assim disponíveis na rede TOMI, que se encontra em cerca de 100 cidades portuguesas, num total de aproximadamente 200 quiosques. 
 Apenas na cidade de Lisboa é possível encontrar 50 TOMI, nos quais, no espaço de um ano, tiveram origem 6,7 milhões de interações.

Uma das componentes mais importantes do movimento de dados abertos é promover a reutilização de dados para fins de transparência, cidadania ativa ou desenvolvimento económico (promovendo valor através da criação de apps, plataformas e novos modelos de negócio baseados em informação pública). Nesse sentido, o dados.gov irá promover e destacar casos de reutilização, em vários locais do portal, seja na página principal ou em páginas dedicadas para o efeito. A partilha de informação e divulgação destas soluções poderá ser feita por qualquer utilizador, dando espaço para os próprios programadores e interessados promoverem o seu trabalho e contributos para a comunidade.

 

O lançamento do novo dados.gov assinalou ainda a participação Portuguesa na OpenGovWeek, um evento promovido pela Open Government Partnership (OGP) e que agregou, entre os dias 7 e 11 de maio de 2018, uma série de iniciativas internacionais sobre o tema da Administração Aberta. 
Portugal aderiu à OGP em dezembro de 2017, cabendo à AMA a coordenação nacional desta iniciativa.

Recrutamento para o Centro de Competências Digitais

Recrutamento para o Centro de Competências Digitais

 

A Agência para a Modernização Administrativa, no âmbito do novo Centro de Competências Digitais, lançou os seguintes anúncios de contratação:

Um Diretor do Centro de Competências Digitais;

Um Manager - Arquiteturas de Sistemas;

Um Manager - Data Analytics.

Saiba mais e candidate-se aqui.