Mapa de Cidadão destacado pela ONU

Mapa de Cidadão destacado pela ONU

Os sites Mapa de Cidadão e Estamos On são os dois destaques portugueses entre as várias iniciativas digitais internacionais de resposta à Covid-19.

 

O Departamento dos Assuntos Económicos e Sociais da ONU (Organização das Nações Unidas) publicou um compêndio com algumas iniciativas digitais implementadas pelos Governos de vários países do mundo em resposta à pandemia do Covid-19 e um dos destaques do documento é o Mapa de Cidadão.

Para além desta plataforma da responsabilidade da AMA, é também destacado o site EstamosOn, criado para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pela pandemia.
O «Compendium of Digital Government Initiatives in response to the Covid-19 Pandemic 2020» pode ser consultado aqui.

 

 

Hoje, pelas 15 horas, assista online ao evento Acessibilidade Digital

Hoje, pelas 15 horas, assista online ao evento Acessibilidade Digital

Vem aí o novo acessibilidade.gov.pt, a nova casa da acessibilidade

 

No dia 6 de outubro, pelas 15 horas, será transmitido o evento Acessibilidade Digital, no alinhamento do qual será apresentado o novo portal acessibilidade.gov.pt, a nova casa da acessibilidade. Chega assim ao mundo digital uma plataforma mais inclusiva e acessível para todos, que se apresenta mais operável, mais compreensível, mais robusta e mais percetível do que até aqui.

Composto por dois painéis de debate, com representantes da Agência para a Modernização Administrativa, do Instituto Nacional para a Reabilitação e da Universidade do Porto, o evento contará ainda com a participação das Secretárias de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Fátima Fonseca, e da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

Aceda ao YouTube da AMA e fique a par de todas as novidades sobre Acessibilidade Digital.

VIII Reunião de Pontos Focais da Governação Eletrónica da CPLP

VIII Reunião de Pontos Focais da Governação Eletrónica da CPLP

Uma sessão que reuniu em debate as melhores experiências de governação eletrónica no espaço lusófono

A Vogal do Conselho Diretivo da AMA, Sara Carrasqueiro, ponto focal nacional para a cooperação em governação eletrónica na CPLP, representou Portugal na VIII Reunião deste fórum, contribuindo de forma ativa para a partilha de experiências e para um debate informado sobre a governação eletrónica no espaço lusófono.  

Para além de Portugal, estiveram representados o Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, que apresentaram o panorama de governo eletrónico e a resposta digital à covid-19 nos respetivos países, bem como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e a Universidade das Nações Unidas (UNU-eGOV).

A reunião, que decorreu remotamente face aos constrangimentos causados pela covid-19, serviu também para iniciar os preparativos referentes à I Reunião Interministerial de Governação Eletrónica da CPLP.