Espaço Cidadão Solidário

Espaço Cidadão Solidário

Assinatura de protocolo e apresentação, no Lar de Santa Joana Princesa

Este novo projeto, que resulta de uma medida Simplex, foi apresentado esta manhã no Lar de Santa Joana Princesa e leva os mais de 200 serviços dos Espaços Cidadão até centros de dia, estruturas residenciais para pessoas idosas, lares residenciais e misericórdias, através de pequenos kits portáteis especialmente adaptados às necessidades da população sénior.

Os primeiros Espaços Cidadão Solidário serão, como previsto no protocolo assinado esta manhã entre a Agência para a Modernização Administrativa, a Santa Casa da Misericórdia e as Juntas de Freguesia de Benfica, Misericórdia e Santo António, disponibilizados pela AMA para a realização de atendimento digital assistido, a efetuar pelas restantes entidades parceiras nos referidos centros de dia e residenciais da cidade de Lisboa.

A apresentação dos Espaços Cidadão Solidário contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, da Secretária de Estado da Segurança Social, Claudia Joaquim, do Presidente da AMA, Pedro Silva Dias, do Administrador da Santa Casa da Misericórdia, Sérgio Cintra, e dos Presidentes das três Juntas de Freguesia signatárias.

Aplicação Autenticação Gov – Chave Móvel Digital

Aplicação Autenticação Gov – Chave Móvel Digital

A aplicação Chave Móvel Digital permite a receção do código de segurança associado a cada autenticação através de notificação push para o smartphone.

A aplicação já se encontra disponível para iOS e Android, sendo um sistema alternativo ao sms ou mensagem direta no Twitter.

É igualmente possível gerar novos códigos e controlar o tempo de vida de cada um.

A Chave Móvel Digital é uma forma simples e segura de autenticação em vários sites públicos e privados apenas com um nome de utilizador (número de telemóvel) e um único pin de 4 dígitos.
Um método simples e seguro: para cada acesso, é enviado um código de confirmação através de sms gratuito para o telemóvel.

Com a Chave Móvel Digital os cidadãos passam a poder aceder aos principais sites da Administração Pública como o Portal do Cidadão, a Segurança Social Direta, o Portal das Finanças, o Portal do Serviço Nacional de Saúde, entre outros, e realizar inúmeros serviços, sempre com a mesma senha.

Nova Loja de Cidadão em Penalva do Castelo

Nova Loja de Cidadão em Penalva do Castelo

50.ª Loja de Cidadão inaugurada hoje, dia 15 de dezembro

Foi hoje inaugurada, dia 15 de dezembro, a Loja de Cidadão de Penalva do Castelo. 

Trata-se da 50.ª Loja de Cidadão em Portugal e a sessão inaugural contou com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, e do Presidente da Câmara de Penalva do Castelo, Francisco Lopes de Carvalho, entre outros.