Espaço Cidadão: a rede de atendimento presencial continua a crescer

Espaço Cidadão: a rede de atendimento presencial continua a crescer

Há um novo EC em Lisboa

A semana começou com números redondos. Com a abertura dos Espaços Cidadão de Alcântara e do Alandroal, são agora 610 os EC's em Portugal.

 

O Espaço Cidadão de Alcântara está localizado no Mercado Rosa Agulhas e acresce aos 5 EC's disponibilizados no concelho de Lisboa (Alto Comissariado para as Migrações, Benfica, Misericórdia, Santo António e Lumiar).

 

A inauguração do novo Espaço Cidadão do concelho de Lisboa contou com a presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, a Secretária de Estado da Inovação e de Modernização Administrativa, Fátima Fonseca, o Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e o Vogal do Conselho Diretivo da AMA, Paulo Mauritti. Durante a sessão de abertura, a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, destacou a importância deste espaço para aproximar os serviços daqueles que mais precisam, suprindo as dificuldades no acesso direto e autónomo dos cidadãos aos serviços públicos prestados eletronicamente. 

 

Nos serviços de atendimento presenciais dos EC, os cidadãos podem revalidar a carta de condução (IMT), entregar documentos de despesa (ADSE), pedir o Registo Criminal (DGAJ), alterar a morada do Cartão de Cidadão (AMA), ou solicitar a ativação da Chave Móvel Digital.

 

A rede de Espaços Cidadão já recebeu mais de 1,2 milhões de pessoas, continuando a aproximar os serviços das populações.

AMA marcou presença no V Congresso Lusófono de Gestão de Recursos Humanos e Administração Pública

AMA marcou presença no V Congresso Lusófono de Gestão de Recursos Humanos e Administração Pública

Evento decorreu no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, recebeu nos dias 14 e 15 de novembro, vários especialistas nacionais e internacionais com o objetivo de aproximar as comunidades científicas e empresariais, promovendo a partilha de conhecimento. O Congresso teve como tema «A Administração e a Gestão para o Século XXI: Desafios e Oportunidades».

 

O «estilo lusófono» nas mais variadas vertentes foi o ponto de partida para as sessões de debate.

 

A AMA fez-se representar neste evento pela Vogal do Conselho Diretivo, Sara Carrasqueiro, que integrou o painel sobre a «Reforma na Administração Pública» juntamente com Arnaldo Lima da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina, Artur Nunes da Humanpersi, Marco António Teixeira da Fundação Getulio Vargas de São Paulo e Sandra Firmino, professora auxiliar do ISCSP. A sessão foi moderada por Ana Maria Santos, professora auxiliar do ISCSP.

 

Neste evento discutiram-se as ideias do presente, tendo por base as dinâmicas organizacionais e sociais do futuro.

AMA associa-se a iniciativa MetaRed

AMA associa-se a iniciativa MetaRed

Um projeto colaborativo de apoio às melhores práticas de transformação digital

Decorreu no dia 12 de novembro de 2019, em Évora, o I Encontro de Instituições de Ensino Superior MetaRed Portugal, que marcou o arranque da participação nacional na iniciativa.

 

A AMA marcou presença neste evento onde teve oportunidade de apresentar um conjunto de soluções de governo digital, evidenciando a forma como estas poderão apoiar a transformação digital no quadro universitário.

 

A MetaRed é uma rede de CIO´s de universidades ibero-americanas, públicas e privadas, e tem como objetivo promover e apoiar a transformação digital universitária. É uma iniciativa da Fundação UNIVERSIA - rede de cooperação universitária que agrupa mais de 1300 universidades ibero-americanas – da qual fazem parte a Argentina, o Chile, a Colômbia, a Espanha, o México, o Peru, o Brasil e Portugal. 

 

O capítulo nacional da MetaRed, agora formalizado, reúne na fase de arranque 39 instituições de ensino superior portuguesas. Presidido pela Universidade de Évora, conta com o apoio da AMA na vertente da transformação digital e aproximação dos estudantes aos serviços e soluções de governo eletrónico.