Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública 2020-2023

Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública 2020-2023

Vem aí uma nova energia para a Administração Pública.

Vem aí uma nova energia para a Administração Pública. O envolvimento e o contributo dos trabalhadores em funções públicas permitiram construir a Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública para o período 2020-2023.

Os desafios globais e a sua complexidade pedem respostas urgentes e soluções transversais para todas as esferas da sociedade.

Para a Administração Pública portuguesa o plano traçado até 2023 define quatro eixos estratégicos: Investir nas Pessoas, Desenvolver a Gestão, Explorar a Tecnologia e Reforçar a Proximidade.

Na sessão de apresentação da Estratégia, que decorreu a 31 de julho, a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, realçou «o papel fundamental que a Administração Pública terá na recuperação do país».

A Ministra destacou ainda medidas como a criação da Loja de Cidadão Virtual e o reforço do atendimento presencial ao público, através da abertura de mais seis Lojas de Cidadão e do aumento em 25% dos Espaços Cidadão nos territórios de baixa densidade populacional, bem como o reforço dos balcões itinerantes naquelas áreas geográficas.

A sessão contou ainda com a presença da Secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, do Secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, e do Secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. 

Durante a sessão foi também lançado o novo portal da Estratégia, https://www.apin.gov.pt/, que agrega toda a informação sobre o tema e que irá incluir a monitorização e acompanhamento das medidas que a constituem.

Assista aos vídeos:


MMEAP Alexandra Leitão sobre Estratégia de Modernização do Estado e Administração Pública 2020-2030 https://www.youtube.com/watch?v=M2ORqAee-2w

SEIMA Maria Fonseca sobre Estratégia de Modernização do Estado e Administração Pública 2020-2030 https://www.youtube.com/watch?v=AvD3zs2TmzI

World Summit Awards 2020: id.gov.pt vence categoria «Government & Citizen Engagement»

World Summit Awards 2020: id.gov.pt vence categoria «Government & Citizen Engagement»

Prémio para a aplicação oficial de acesso a documentos digitais emitidos pelo Estado Português

Os World Summit Awards da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), continuam a destacar e a promover os melhores projetos mundiais de aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação.

 

Depois da Chave Móvel Digital ter vencido a categoria «mobile» em 2016, junta-se, agora, mais um prémio para um produto desenvolvido pela AMA, atribuído à aplicação oficial de acesso a documentos digitais emitidos pelo Estado Português: o id.gov.pt.

 

Através da aplicação, os cidadãos podem guardar e consultar os seus documentos, como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução e o Cartão da ADSE, em qualquer lugar e a qualquer momento, utilizando para isso a Chave Móvel Digital.

 

Os projetos a concurso estão divididos por 8 categorias, sendo selecionados os oito melhores projetos desenvolvidos em cada um dos mais de 180 países participantes.

 

Os restantes projetos vencedores e que irão representar Portugal além-fronteiras, estarão disponíveis para consulta através da plataforma online dos «World Summit Awards», sendo que a avaliação online do júri mundial acontecerá entre 15 de outubro e 15 de novembro de 2020. Após essa data, serão conhecidos os cinco vencedores de cada categoria, a nível mundial.

 

Se ainda não descarregou o id.gov.pt, pode fazê-lo através da APP Store ou Google Play.

Apresentado o Programa Simplex' 20-21

Apresentado o Programa Simplex' 20-21

Decorreu hoje, dia 15 de julho, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a apresentação pública do Programa Simplex 20-21

Decorreu hoje, dia 15 de julho, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a apresentação pública do Programa Simplex 20-21.

 

Durante a sessão, foi possível reavivar uma já longa história de sucesso. Porque o Simplex é «parte da nossa vida» e, graças ao Simplex, diminuíram os documentos físicos e aumentaram as (novas) oportunidades aliadas ao mundo digital. O programa 20-21 mantém a aposta sustentada nos serviços públicos digitais e, na sessão de hoje, foram apresentadas as medidas mais emblemáticas que o integram.

 

Chega com mais de 150 medidas que expõem os contributos de cerca de 1.000 trabalhadoras e trabalhadores de 166 serviços da Administração Pública, que procuraram identificar os problemas e as respetivas soluções em «Oficinas de Participação».

 

Até hoje, o Simplex reuniu mais de 1.500 medidas, planeadas e executadas, que permitiram simplificar a vida de cidadãos e empresas. Este é um programa que continuará a ser feito de pessoas para pessoas, com o reforço contínuo na interação dos cidadãos com os serviços públicos, contribuindo para uma economia mais competitiva e uma sociedade mais inclusiva. 

 

sessão foi transmitida em direto e contou com intervenções do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e da Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca.

 

O Programa Simplex 20-21 já está disponível para consulta em simplex.gov.pt.