Lançamento do Polo de Inovação Digital - AI4PA Portugal

Lançamento do Polo de Inovação Digital - AI4PA Portugal

Assista à apresentação do AI4PA, dia 26 de janeiro, às 15h00

No próximo dia 26 de janeiro, será apresentado o AI4PA, um Polo de Inovação Digital – Inteligência Artificial e Ciência de Dados no Setor Público. Este Polo de Inovação Digital visa a otimização das políticas públicas nas várias áreas de governação, através da promoção de soluções digitais inovadoras, com base na Inteligência Artificial e Ciência de Dados.

 

O Polo AI4PA será coordenado pela AMA e tem como objetivo apoiar a transição digital da Administração Pública através da introdução do recurso à de Inteligência Artificial e outras tecnologias inovadoras, com o objetivo de aumentar a eficácia das políticas públicas e a qualidade dos serviços públicos, bem como capacitar a Administração Pública central, regional e local e as PME que oferecem soluções digitais adequadas. 

 

A apresentação do Polo AI4PA poderá ser acompanhada online, na página de YouTube da AMA, às 15h00, com a presença dos parceiros do projeto: a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) entidade gestora da rede de polos nacionais, o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e a Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa (NOVA-IMS).

Já está disponível a 13ª edição da Diagrama

Já está disponível a 13ª edição da Diagrama

Consulte a Diagrama Digital

A 13ª edição da revista Diagrama é dedicada ao tema «Comunicação», e o formato digital da revista da Administração Pública já se encontra disponível online, em diagrama.ama.gov.pt.

 

Reunimos entrevistas, artigos de opinião e as habituais secções da revista com diversos assuntos da atualidade, com especial foco na inovação, modernização administrativa e Administração Pública em geral. Passámos pelas planícies ribatejanas e também pela cidade berço. 

 

Acompanhe-nos em diagrama.ama.gov.pt

 

 

 

França reconhece soluções portuguesas de governo eletrónico

França reconhece soluções portuguesas de governo eletrónico

Id.gov.pt e o portal Participa.gov.pt em destaque

A Presidência Francesa do Conselho da União Europeia lançou o concurso "Tech for Government" para distinguir soluções tecnológicas desenvolvidas pelas administrações públicas europeias, com base em critérios como o potencial de reutilização, interoperabilidade, utilização de código aberto e impacto no público-alvo. 

Neste contexto, as candidaturas nacionais relativas ao id.gov.pt (carteira digital mobile) e Participa.gov (portal nacional de participação pública) foram selecionadas para a segunda fase, tendo a AMA integrado o restrito leque de países que apresentaram as suas soluções ao júri da iniciativa na sessão de pitch (virtual) realizada no passado dia 10 de janeiro. 

No final do evento, o id.gov.pt foi selecionado como um dos sete projetos que serão apresentados no próximo dia 10 de fevereiro, aos ministros europeus da Administração Pública, em Estrasburgo, na reunião ministerial da EUPAN (European Network of Public Administration) a realizar sob a égide da Presidência francesa do Conselho da União Europeia.

O id.gov.pt é a aplicação oficial de acesso a documentos digitais emitidos pelo Estado Português.
Através da aplicação móvel os cidadãos podem guardar, consultar e partilhar, em qualquer momento, os dados dos seus documentos de identificação.

A aplicação, disponível para AndroidiOS e Huawei, permite guardar e consultar documentos como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução, o Documento Único Automóvel – DUA, o Cartão da ADSE, o documento de Identificação Digital da Defesa e o Cartão de Antigo Combatente, com recurso à Chave Móvel Digital. 

Trata-se da primeira aplicação móvel que permite aos utilizadores gerar, através de autenticação segura, versões digitais de documentos de identificação pessoal com valor jurídico.