Serviços Públicos na Televisão

Serviços Públicos na Televisão

O pedido de adesão à Chave Móvel Digital e a emissão de senhas eletrónicas são dois serviços já disponíveis através da televisão.

O pedido de adesão à Chave Móvel Digital e a emissão de senhas eletrónicas são dois serviços já disponíveis através da televisão.


Trata-se do resultado de uma medida Simplex+, que prevê a disponibilização de serviços públicos através das box de operadores de televisão. 


Prevê-se, de futuro, a disponibilização de outros serviços, como a marcação de consultas médicas ou a consulta de prescrições médicas.


A Vodafone é o primeiro operador a disponibilizar este serviço, num trabalho conjunto desenvolvido com a AMA - Agência para a Modernização Administrativa.

 

iSimplex 2019

iSimplex 2019

Há um novo Simplex para descobrir e que traz (muita) inovação

"Inovação que muda a sua vida". Sob este lema foi, hoje, dia 5 de julho, apresentado publicamente o Relatório Simplex+ 2018 e o Programa iSimplex 2019. 


O evento decorreu no Cineteatro Capitólio, em Lisboa, e contou com as intervenções do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e do Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro.

 
As medidas que constam no novo programa Simplex são o resultado de um diálogo constante com cidadãos, empresas e funcionários da Administração Pública. Foram promovidas seis sessões de trabalho Simplex Jam realizadas em capitais de distrito, onde estiveram reunidos mais de 270 funcionários públicos e que se traduziram em mais de 500 propostas. A somar a estas sessões, decorreram várias reuniões de trabalho com associações, empresários e outros movimentos da sociedade civil. Os cidadãos também contribuíram através de vários canais online para a construção deste novo programa. 

O iSimplex 2019 chega com 119 medidas que procuram simplificar a vida dos cidadãos e aumentar a eficiência na Administração Pública, com medidas distribuídas por cinco eixos: «interagir uma só vez», «partilhar e reutilizar», «digital por omissão», «economia comportamental» e «tecnologias emergentes».

O Simplex ultrapassa as nossas fronteiras. Encontra a curiosidade e o interesse de países que vão do norte de África à América Latina. Dados interessantes foram revelados na apresentação da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, referentes ao estudo realizado sobre o impacto de 40 medidas das edições de 2017 e 2018 do programa Simplex+.

Este é um programa que continuará a ser feito de pessoas para pessoas, com o objetivo de simplificar a vida dos cidadãos e das empresas na interação com os serviços públicos, contribuindo para uma economia mais competitiva e uma sociedade mais inclusiva.

O Programa iSimplex 2019 encontra-se disponível para consulta em simplex.gov.pt

AMA recebe reunião do D9

AMA recebe reunião do D9

Nos dias 3 e 4 de julho, a Agência para a Modernização Administrativa, recebe a reunião do grupo D9 – Leading Digital Governments.

A Agência para a Modernização Administrativa recebe, nos dias 3 e 4 de julho, a reunião do grupo D9 – Leading Digital Governments, do qual, para além de Portugal, fazem parte Canadá, Coreia do Sul, Estónia, Israel, México, Nova Zelândia, Reino Unido e Uruguai.

O grupo, formado em 2014, foca-se na partilha das melhores práticas, identificação de potenciais melhorias nos serviços digitais dos países membros, e colaboração em projetos comuns que promovam o crescimento das respetivas economias digitais. 

Esta será a primeira reunião do grupo desde adesão do nosso País, assinada em Israel em novembro de 2018, e terá os representantes máximos da governação digital destes países a debater temáticas como a inteligência artificial nos serviços públicos e a utilização de dados para a tomada de decisões políticas.

Os representantes dos vários países que compõem o D9 serão recebidos pela Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e pela Vogal do Conselho Diretivo da AMA, Sara Carrasqueiro.