AMA lança USABILIDADE.GOV

AMA lança USABILIDADE.GOV

O projeto usabilidade.gov.pt, desenvolvido pela AMA...

 

O projeto usabilidade.gov.pt, desenvolvido pela AMA, agrega um conjunto de boas práticas com o objetivo de facilitar a construção e uniformização das estruturas de sites e portais nas diversas áreas de governação na Administração Pública.

A ferramenta fornece os elementos e o código, prontos a utilizar, viabilizando a definição de uma norma, que assegura a consistência entre os diversos serviços governamentais.

Destinada a facilitar e auxiliar os profissionais que trabalham na construção de sites, configura-se como um repositório de boas práticas de usabilidade a adotar nos portais e sítios da Administração Pública.

Disponibiliza ferramentas para:

  • Designers – manuais e boas práticas tipográficas;
  • Programadores – código e ficheiros para reutilização;
  • Investigadores – PDFs de referências e boas práticas para apresentação de conceitos e metodologias;
  • Utilizadores/testerschecklists de conferência de boas práticas de usabilidade.

Melhorar a experiência de navegação dos diversos sites da Administração Pública, de acordo com as melhores práticas e acelerar a construção de novos portais, pela reutilização de componentes, é o principal objetivo.

Inauguração da Loja do Cidadão da Batalha

Inauguração da Loja do Cidadão da Batalha

Foi inaugurada hoje, 10 de abril, pela Senhora Ministra...

Foi inaugurada hoje, 10 de abril, pela Senhora Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques a Loja do Cidadão da Batalha.

A Loja, instalada no edifício dos Paços do Concelho, resulta de uma parceria entre o Município e a Agência para a Modernização Administrativa, concentrando no mesmo edifício, o Instituto dos Registos e Notariado, a Autoridade Tributária e Aduaneira e o Instituto da Segurança Social.

A cerimónia contou ainda com a presença de Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, e da Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.

O projeto foi objeto de candidatura aprovada a fundos europeus, representando um investimento global superior a 600 mil euros, com um apoio do FEDER de 350 mil euros.

Trata-se da primeira Loja do Cidadão da Região de Leiria que consubstancia um objetivo estratégico nacional, com o intuito de construir uma Administração cada vez mais sustentável e mais próxima dos cidadãos e das empresas.

Competitividade em Portugal

Competitividade em Portugal

Sessão debate do Fórum Económico Mundial

Decorreu no dia 21 de abril uma sessão debate do Fórum Económico Mundial dedicada ao tema "Competitividade em Portugal". 
O evento contou com a presença de membros do Governo, executivos e empresários. 

Contribuir para que Portugal avance na classificação no índex de competitividade do WEF, World Economic Forum, a partir de um melhor conhecimento das perspetivas macroeconómicas nacionais, foi o principal objetivo. 

O painel "Ambiente de Negócios e Reforma Administrativa" contou com a participação de Maria Manuel Leitão Marques, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Pedro Silva Dias, Presidente da AMA, Vítor Rodrigues, da Magic Beans e Francisco Vieira, Professor da AESE Business School.