A Loja de Cidadão é um conceito de prestação de serviços públicos que reúne no mesmo espaço várias entidades públicas e privadas, com o objetivo de facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com a administração pública.
A criação das primeiras Lojas de Cidadão data de 1999, em Lisboa - Laranjeiras e Porto. Foi com a abertura destas Lojas que foi dado o primeiro passo do conceito one stop shop para o atendimento público. Num mesmo local, o cidadão passou a ter acesso a uma larga gama de serviços públicos e privados.
As Lojas de Cidadão funcionam em horário contínuo e alargado, de segunda a sexta-feira (08:30h às 19:30h) e aos sábados (09:30h às 15:00h), salvo exceções devidamente assinaladas.
Os novos modelos de atendimento foram desenvolvidos para dar resposta às necessidades dos cidadãos e das empresas. Os utentes valorizam este conceito integrado e estão globalmente satisfeitos com o serviço prestado, percecionando como boa a qualidade do atendimento e destacando a simpatia e profissionalismo dos funcionários. Nas razões assinaladas pelos cidadãos como preferência pela Lojas de Cidadão destaca-se a concentração dos serviços num único local.
Além de proporcionar conforto e comodidade aos cidadãos, permitindo tratar de vários assuntos num mesmo espaço, com ganhos de tempo e de custos de deslocação, as lojas também permitem partilhar recursos, infraestruturas e plataformas, potenciando a eficiência e redução de custos do Estado.
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Formação - Lojas de Cidadão, Espaços Cidadão e Espaços Empresa
A formação proporciona, ainda, novas formas de participação, de realização e de desenvolvimento das competências técnicas necessárias ao desempenho das suas funções.
A Equipa de Formação da AMA colabora também com as várias equipas internas na promoção de formação junto de outras entidades da AP envolvidas em projetos de simplificação e modernização administrativa de modo a desenvolver um maior conhecimento nestas áreas junto de toda a administração pública.
Em 2008 foi concebida a Iniciativa Nova Aprendizagem, que preconizou a criação de novos modelos de formação, formal e informal, presencial e online, esta última com recurso às novas tecnologias, a plataformas de aprendizagem e a soluções de eLearning. Esta iniciativa aposta, também, em comunidades de aprendizagem e de prática, com destaque para a partilha de conhecimento e debate de ideias na área do atendimento ao público e dos serviços ao cidadão.
No início de 2019 a Nova Aprendizagem alterou a sua designação para Academia AMA.
Toda a formação promovida, incluindo os cursos para entidades da administração central e local, é certificada, tendo a AMA obtido também a certificação da DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) em maio de 2014.
Para mais informação consulte Academia AMA.