Web Content Display

Manuel Ricou é vogal do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA). É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico (IST), Ph.D. em Matemática pela University of Minnesota e Professor Associado no IST, onde lecciona desde 1972.

Possui uma vasta experiência em áreas ligadas à organização de Sistemas de Informação, Telecomunicações e desenvolvimento de Software, tanto no sector público como no privado. Foi vogal da Agência Nacional de Compras Públicas (ANCP, E.P.E.), em 2007, e da Agência  para a Sociedade do Conhecimento (UMIC, I.P.), de 2005 a 2007.  Foi também consultor do Ministério da Economia do XVI Governo, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Económico, para a área da Inovação, em especial para a análise e acompanhamento de projectos PRIME relativos a medidas de apoio à inovação tecnológica.

Esteve na Alcatel durante 16 anos, onde chegou a Diretor-Geral da Divisão de Sistemas de Comutação e Roteamento de Dados e responsável pelo projeto de digitalização da rede de telecomunicações portuguesa. Na Alcatel ocupou também as posições de Chefe de Projeto de Desenvolvimento, Diretor de Serviços de Desenvolvimento, e Diretor de Engenharia, além de ter sido o primeiro diretor do Centro de Competência criado na Alcatel Portugal, em 1998, na área da Gestão de Redes de Telecomunicações.