Asset Publisher

Back

OFICINA@LabX: Experimentação no Setor Público

Decorreu no dia 11 de dezembro, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, um encontro da Rede de Inovadores com o tema «Experimentação no Setor Público». Capacitar os cidadãos e as empresas para as exigências do dia-a-dia, trazer uma cultura de inovação e experimentação para a Administração Pública, são dois pontos essenciais na dinâmica desenvolvida pelo LabX.

 

Por esta altura, a Rede de Inovadores celebra um ano de existência. Inicialmente concebida para montar uma comunidade de trabalhadores da Administração Pública (em canais digitais e presenciais) para partilha de experiências, competências e «problemas reais», as coloridas e desafiantes sessões colaborativas do LabX voltaram a «desafiar os limites da ciência». 

 

As quatro OFICINA@LabX decorreram em simultâneo tendo como temas: «Prototipagem rápida», «Transformar a cultura organizacional com LEGO® SERIOUS PLAY®», «Promover a participação cidadã nas políticas públicas (parceria com a Fundação Aga Khan)», e «Block…quê? O uso de blockchain como ferramenta de inovação (parceria com o TicAPP)».

 

Promover a eficiência nos serviços públicos, derrubar barreiras à participação, usar o conhecimento para informar decisões, trabalhar segundo um registo colaborativo, testar antes de implementar, avaliar para melhorar e receber o futuro de braços abertos. Estes são os princípios de ação do inovador público destinados a transformar a Administração Pública.

 

Um ensaio para o futuro com a participação de 65 dirigentes e trabalhadores em funções públicas. Este encontro contou com a presença da Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, a Vogal do Conselho Diretivo da AMA, Sara Carrasqueiro e o Coordenador do LabX, Bruno Monteiro.