Asset Publisher

Back

Já são conhecidos os vencedores do GovTech’19


Pelo segundo ano consecutivo o GovTech premiou produtos e serviços inovadores, enquadrados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

 

O evento final decorreu no dia 18 de dezembro de 2019, naquele que será o Futuro Espaço Inovação, localizado na rua de Santa Marta, onde a Agência para a Modernização Administrativa vai erguer um centro de partilha, cocriação e demonstração do que melhor se faz na área da modernização administrativa no setor público, em Portugal.

 

Numa época em que os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são amplamente debatidos, a necessidade de envolver a sociedade civil, startups e Administração Pública para a criação de soluções sustentáveis que potenciem a melhoria da vida dos cidadãos.

 

E foi pela consciência de que há um planeta para preservar, que junta a tecnologia e o ambiente à preservação dos recursos e à partilha, que decorreu a 2.ª edição do GovTech, que contou com a participação de 54 projetos.

 

A seleção dos protótipos finalistas foi feita através de votação por tecnologia blockchain, entre 24 de julho e 13 de setembro, o júri e o público selecionaram os seis finalistas: MyNutriScan – O seu nutricionista digital no supermercado; Impact2Space – No espaço para melhorar a qualidade de vida na terra;  SIIP – Sistema Integrado de Informação Processual; ECO2Blocks – Pensando verde para construir o futuro; InovHealth – Uma ajuda para a melhoria da qualidade de vida, autonomia e autoestima e Clynx – Fisioterapia num ambiente de videojogo.

 

No evento final, os finalistas tiveram a oportunidade de apresentar os projetos e protótipos aos membros do júri, que no local votaram para eleger os três vencedores.

 

InovHealth foi o projeto mais votado desta edição. Com um dispositivo que irá transformar o dia-a-dia dos doentes colostomizados, inovando o modo de apresentação e manipulação, procurando contribuir para a melhoria da qualidade de vida, autonomia e autoestima dos doentes.

 

O segundo lugar foi atribuído ao projeto Impact2Space, que desenvolveu um produto para proteção de satélites, naves espaciais e outros equipamentos que viajam no espaço. Quando revestidos com o Impact2Space, equipamentos, como satélites, absorvem o choque e repelem o objeto, mantendo-se intactos e, assim, as comunicações não são interrompidas.

 

O terceiro projeto mais votado, Clynx, desenvolveu uma tecnologia que permite ao paciente realizar exercícios fisioterapêuticos num ambiente de videojogo, ao mesmo tempo que toda a progressão é disponibilizada ao paciente e ao profissional de saúde.

 

Os vencedores foram distinguidos com um prémio monetário de 30.000€, entregue pela Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, pelo Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro e pela Secretária de Estado da Inovação e da Modernização, Fátima Fonseca.