Asset Publisher

Back

Novidades em dois projetos OPP 2017

 

Os projetos vencedores do OPP 2017 continuam o seu caminho de expansão e de dinamização em diferentes regiões do País e em múltiplas áreas.

 

As atividades desenvolvidas pelo projeto «Entre Diálogos» pretendem dar a conhecer e aproximar duas realidades distintas, Castelo de Vide e Goa, tendo como figura central o médico Garcia de Horta. O legado já se faz representar através do site recém-criado e que tem como um dos objetivos fomentar uma rede de contribuições, de académicos e curiosos, promovendo a interculturalidade, a arte, a natureza, a ciência, a literatura e o património cultural. A ideia passa por disponibilizar no site, todas essas contribuições.

 

Há, também, uma proposta da escultura do Herbário de Garcia de Orta, de Maria Leal da Costa que pretende evocar a passagem dos 450 anos do médico e botânico. O Herbário evoca a estreita relação do Ocidente com o Oriente, onde as culturas se cruzam, ainda hoje, continuando a suscitar o interesse pedagógico e académico.

 

O projeto «Contos e Lendas Transmontanos» reúne perto de uma centena de contos e lendas infantis, recolhidos nos concelhos de Bragança e Vinhais que vão ficar registados em dois volumes. Este passo é o culminar do projeto que irá incluir uma apresentação pública que será agendada para um momento posterior à situação de crise pandémica que Portugal enfrenta. 

 

Esta iniciativa reúne contributos de crianças na construção das ilustrações, envolvendo os agrupamentos de escolas desses municípios. A preservação do passado, através de contos e lendas contribui para a construção de um futuro de proximidade. Envolvem-se as populações deixando um sentimento de valorização das suas raízes.