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Relatório do Projeto «Serviço público como laboratório vivo» lançado pelo Labx

A ideia de desenvolver um laboratório vivo num serviço público foi materializada na Loja de Cidadão de Aveiro e teve duas fases distintas. A primeira fase consistiu em fazer evoluir e testar protótipos relacionados com o atendimento presencial. A segunda fase teve o propósito de testar soluções tecnológicas desenvolvidas pela AP. O objetivo passou por verificar a viabilidade do serviço público ser usado como laboratório vivo independentemente do suporte das soluções a teste ser tecnológico ou não. 

 

Procurou-se estabelecer um modelo de inovação aberto e colaborativo onde foram chamados a participar vários especialistas do ecossistema de inovação para dar suporte técnico ao LabX no desenho, desenvolvimento e avaliação de protótipos em contexto real. 

 

Durante a fase experimental foram utilizadas métricas, métodos e instrumentos capazes de garantir a eficiência, transparência e solidez das soluções.

 

O relatório agora disponibilizado permite conhecer melhor esta iniciativa de experimentação.

 

Esta edição do Laboratório Vivo foi resultado de uma parceria com a Fraunhofer Portugal, a Design Factory Aveiro e o ProjectLabb da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.