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50 000 atendimentos relacionados com Cartão de Cidadão e Passaporte em 8 sábados em regime de casa aberta

 

Foram realizados cerca de 50.000 atendimentos para pedido, renovação e entrega do Cartão de Cidadão (CC) e para pedido e entrega do Passaporte, nos últimos 8 sábados, aos balcões das 9 Lojas de Cidadão e do Campus da Justiça, que estiveram em funcionamento na modalidade de Casa Aberta, entre as 9h e as 22h.

 

Ao longo da operação Casa Aberta foi possível otimizar a resposta dos serviços, garantindo que todas as Lojas tiveram sempre capacidade para fazer face à procura pelos cidadãos.

 

Durante os últimos 8 sábados, a capacidade de resposta dos serviços triplicou, resultado da conjugação de várias medidas: alargamento dos horários, reforço das equipas de triagem da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), reforço das equipas de atendimento do Instituto de Registos e Notariado (IRN) e melhor adequação entre o número de balcões atribuídos a cada serviço e a procura por esses mesmos serviços.

 

Durante a operação Casa Aberta registou-se também um aumento do recurso às senhas digitais, que permitem aos cidadãos obter senha para o atendimento presencial de forma remota, através do portal ePortugal ou da app Mapa de Cidadão.

 

Dos cidadãos que recorreram ao atendimento na modalidade de Casa Aberta, cerca de 14% obtiveram senha digital. O envio de SMS para o 3838, que permite receber um alerta de aproximação do respetivo atendimento, também cresceu, sendo possível calcular que, neste período, foram enviados cerca de 27.100 SMS.

 

Esta iniciativa, que resultou do esforço de cooperação entre o IRN e a AMA para fazer face às pendências acumuladas durante o período pandémico, envolveu cerca de 250 trabalhadores.

 

Tendo em conta as diversas opções ao dispor dos cidadãos – renovação automática, renovação online, balcões do IRN, Espaços Cidadão, rede consular e Casa Aberta – foram renovados um total de 402 230 Cartões de Cidadão, entre 1 de outubro e 20 de novembro. No mesmo período, foram também entregues 502 778 cartões de cidadão e pedidos 78 398 passaportes.

 

Lojas mantêm reforço da resposta com horário alargado de 2.ª feira a sábado

 

Apesar do impacto positivo da operação Casa Aberta e tendo em conta que os documentos, cuja validade tenha expirado a partir de dia 24/02/2020, só são aceites até 31 de dezembro deste ano, o Governo decidiu manter o reforço da capacidade de resposta dos serviços em horário alargado.

 

Assim, entre 27 de novembro e 28 de fevereiro, as Lojas de Cidadão das Laranjeiras, Marvila, Odivelas, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Braga e Faro e os balcões de atendimento ao público do Instituto de Registos e Notariado, no Campus da Justiça, no Parque das Nações, em Lisboa, vão funcionar no seguinte horário: de 2.ª a 6.ª feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 15h, procurando disponibilizar mais atendimentos no início e no final do dia e facilitando a conciliação com os horários de trabalho da generalidade dos cidadãos.

 

Tendo como objetivo maximizar o número de pessoas atendidas, de 2.ª feira a sábado, o IRN passou, a partir de 1 de novembro, ao modelo de atendimento espontâneo sem agendamento na grande maioria dos seus balcões.

 

Já para todos os cidadãos portugueses maiores de 25 anos e com dados biométricos atualizados, mantém-se a possibilidade de optarem pela renovação automática do CC, com o envio automático da carta PIN com referência MB para pagamento da renovação e imediata expedição postal para a respetiva morada.

 

A renovação por esta via já permitiu que mais de 600.000 cidadãos renovassem o CC sem necessidade de se deslocarem a qualquer balcão.

 

Este novo método de renovação, por ser espoletado 60 dias antes do fim do prazo de validade do CC, permite uma eficiente gestão do fluxo de procura dos serviços do cartão de cidadão. Neste momento já estão a ser enviadas as cartas PIN referentes a CC que vão caducar em janeiro, e já se identificaram mais de 15.000 renovações nesta situação.

 

O envio do CC por correio é o método de entrega associado à renovação automática, mas pode também ser solicitado nas renovações presenciais. Foram já entregues por correio de forma individual ao próprio titular mais de 1 milhão 86 mil CC, permitindo evitar o mesmo número de deslocações aos balcões.