Asset Publisher

Back

Entrega dos Prémios para Projetos Inovadores na Gestão Pública

 

Os prémios Inovação foram, hoje, dia 26 de novembro de 2021, entregues num evento que decorreu, no Teatro Thalia, em Lisboa, com a atribuição de 3 prémios e 2 menções honrosas. 

 

O Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública (SIIGeP) destina-se às entidades da Administração Pública direta e indireta, aos seus dirigentes e trabalhadores. A sua atuação está dividida em três eixos: capacitação para a inovação, prémios a projetos inovadores na gestão e desenvolvimento de projetos experimentais. 

 

Os Prémios Inovação são um reconhecimento das práticas inovadoras nas categorias da valorização dos recursos humanos, na melhoria dos ambientes de trabalho e no desenvolvimento de modelos de gestão. 

Os três prémios foram atribuídos aos projetos «Business Intelligence de Gestão», que estava inserido na categoria «Desenvolvimento de modelos de gestão», e que foi desenvolvido pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho, E.P.E, o projeto «SGMF - Inovação 1.0» venceu na categoria «Melhoria dos ambientes de trabalho», tendo sido desenvolvido pela Secretaria-Geral do Ministério das Finanças, e o projeto «Temos Valor(es)!» venceu na categoria «Valorização dos recursos humanos», tendo sido desenvolvido pela Direção-Geral do Orçamento. 

 

As menções honrosas foram para os projetos «Automatização Notícias I» na categoria «Desenvolvimento de modelos de gestão» desenvolvido pela LUSA e para o projeto «Dashboard Water Plan» na mesma categoria, tendo sido desenvolvido pela Administração da Região Hidrográfica do Alentejo (ARH Alentejo), um serviço desconcentrado da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P.  

 

Os projetos vencedores receberão um prémio de 10 mil euros, que será repartido equitativamente pelos membros das equipas vencedoras. Ao todo, serão atribuídos 30 mil euros que serão suportados pela Agência para a Modernização Administrativa, I.P. 

 

Este evento contou, também, com um debate que reuniu os membros do júri sobre o tema «A Importância das Práticas Inovadoras na Gestão Pública», e a entrega dos prémios ficou a cargo da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, a Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Fátima Fonseca, o Secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, e o Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.