Asset Publisher

Back

AMA entre os finalistas do Prémio de Transformação Digital 2022

 

O portal Mais Transparência está entre os finalistas do Prémio Transformação Digital 2022, na categoria «Proximidade com o Cidadão e Sociedade mais Inclusiva». 
 

O Mais Transparência é um portal de acesso livre e com dados abertos da Administração Pública, que permite consultar informação disponibilizada pelo Estado, num formato simples, de fácil compreensão e que fomenta sinergias entre a AP e a sociedade civil.

 

É um portal que vem reforçar a transparência na prestação de contas, ao disponibilizar informação sobre: Fundos Europeus, com dados sobre o Portugal 2020 e 2030, sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com detalhe sobre o estado, execução física e financeira, acionistas, beneficiários efetivos contratos; o Orçamento do Estado, incluindo previsões, execução e resultados; e Municípios: com cinco áreas de análise e 73 indicadores relevantes.

 

Disponível em transparencia.gov.pt, desde que foi lançado, o portal Mais Transparência já agregou informação de mais de 100 fontes de dados disponibilizados por múltiplas entidades públicas. Recebe atualmente uma média de 670 visitas diárias, que contribuíram para um total acumulado superior a 84.000 utilizadores e cerca de 362.000 páginas visitadas. Os comentários das entidades parceiras e do cidadão também são muito valorizados, pelo que novas funcionalidades são adicionadas e planeadas utilizando metodologias de implementação ágeis.  


O Prémio Transformação Digital 2022 é uma iniciativa da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, que tem como intuito reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação das tecnologias de informação e comunicação (TIC), com vista a uma sociedade mais digital sustentada por instituições públicas e privadas mais eficiente e mais próximas do cidadão.
 

Os vencedores de cada categoria, serão revelados na cerimónia de entrega de prémios, que decorrerá a 25 de novembro, no Lagoas Park, às 15h00.