Asset Publisher

Back

Ciclo de workshops: Transformação Digital na Administração Pública

 

Irá decorrer no próximo dia 25 de janeiro, às 11h00, o primeiro workshop dedicado ao tema «Diagnosticar sítios Web com validadores automáticos: amostra, diagnóstico e correção», organizado pela Agência para a Modernização Administrativa, I.P.  (AMA), no Campus APP, em Lisboa.

 

A sessão será presencial e aberta a todas as áreas governativas, nomeadamente a técnicos de UX, UI, programadores e editores, que têm por responsabilidade desenvolver e manter sítios Web, na qual será apresentado um conjunto de ferramentas automáticas de validação dos requisitos WCAG 2.1 desenvolvidos pela AMA, mas também um dos motores de análise mais usados em todo o mundo: o aXe da DeQue. 

 

A Estratégia para a Transformação Digital da Administração Pública prevê que até final de 2023, 90% dos sítios Web Portugueses tenham o Selo de Usabilidade e Acessibilidade afixado, meta definida para o objetivo estratégico 1.4 – Promover a inclusão através dos serviços digitais garantindo a sua usabilidade e acessibilidade.  

 

Para que este objetivo seja concretizado, as diversas áreas governativas terão de proceder à realização de avaliações e respetivas correções dos seus conteúdos e interfaces Web. Durante esta sessão pretende-se abordar e apresentar, uma das formas mais rápidas de proceder a avaliações de práticas de acessibilidade Web, as ferramentas automáticas de validação.

 

Conheça a agenda e inscreva-se através do formulário https://forms.office.com/e/UsUHgYZKYt.