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ePortugal celebra 5 anos com mais de 97 milhões de acessos
2024-02-14
ePortugal celebra 5 anos com mais de 97 milhões de acessos
2024-02-14
Hoje, dia 14 de fevereiro, sopramos as velas do 5º aniversário do ePortugal. São 5 anos a disponibilizar serviços, a simplificar a linguagem e a melhorar o dia-a-dia dos cidadãos e empresas.
O ePortugal é intuitivo, inclusivo e informativo e procura facilitar, cada vez mais, o relacionamento entre pessoas, empresas e a Administração Pública.
Desde a sua criação, em fevereiro de 2019, conta com mais de 97 milhões de acessos e 630 mil utilizadores registados para aceder aos mais de 2.200 serviços disponíveis, mantendo a missão de facilitar cada vez mais o relacionamento entre pessoas, empresas e a Administração Pública.
No ePortugal existem vários recursos para o esclarecimento de dúvidas, como: apoio por telefone, e-mail ou videochamada e, assistente virtual com recurso a Inteligência Artificial que apoia a navegação e que pode ajudar, por exemplo, na alteração de morada. Este serviço inovador já permitiu a realização por chatbot de mais de 1 milhão de conversas desde o seu lançamento em maio de 2023.
Enquanto principal ponto de entrada de cidadãos e empresas no acesso a serviços públicos em Portugal, construído de acordo com as suas necessidades, o ePortugal conta atualmente com mais de 610 entidades representadas e fornece informação sobre os seus serviços de forma prática e cómoda, minimizando deslocações e evitando tempos de espera prolongados.
Entre os serviços que podem ser realizados através do ePortugal estão a renovação e alteração de morada do Cartão de Cidadão, serviços de criação de empresa e pedidos de licenciamento de atividade económica, a geração de comprovativos de dados pessoais, como morada ou dados de identificação, e a obtenção de senhas digitais para ir à Loja de Cidadão.
Em cinco anos de existência, o portal já registou:
1.7 milhões de alterações de morada do Cartão de Cidadão no ePortugal;
10 milhões de autenticações efetuadas;
670 mil renovações de Cartão de Cidadão;
640 mil serviços empresa.
O ePortugal, que está otimizado para ser utilizado através de qualquer dispositivo com acesso à internet, computador, smartphone ou tablet, em eportugal.gov.pt, destaca-se pelo seu cariz inovador e linguagem clara e simples, para ser acessível para todos.
Este portal veio substituir o antigo Portal do Cidadão, integrando todos os serviços que se encontravam no Portal do Cidadão e no Balcão do Empreendedor. A evolução para o ePortugal decorreu de uma medida SIMPLEX+ 2017 com o objetivo de organizar as informações e serviços eletrónicos em torno de eventos de vida das pessoas e empresas.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
AMA adota Inteligência Artificial (IA) para impulsionar a produtividade
2024-02-09
AMA adota Inteligência Artificial (IA) para impulsionar a produtividade
2024-02-09
A aposta pioneira na Administração Pública tem como objetivo otimizar o tempo gasto pelos colaboradores em tarefas rotineiras e permitir-lhes agregar mais valor dentro das suas equipas.
A AMA reforça a sua posição na vanguarda da inovação ao adotar o novo Copilot para Microsoft 365 nas ferramentas disponibilizadas aos colaboradores, tornando-se uma das primeiras entidadespúblicas a incorporar internamente esta tecnologia avançada.
O Copilot combina o poder dos Grandes Modelos de Linguagem com os dados do Microsoft Graph – calendário, emails, chats, documentos, reuniões e mais – e as apps do Microsoft 365 e tem o potencial de melhorar significativamente a produtividade dos colaboradores ao automatizar tarefas e disponibilizar ferramentas para facilitar a análise de dados e a tomada de decisões.
Para o Presidente da AMA, João Dias "a adoção pioneira do Copilot representa o nosso compromisso contínuo com a inovação. Estamos focados em consolidar a nossa posição na vanguarda da transformação digital, utilizando tecnologias avançadas que impulsionam a produtividade e a excelência de processos. Neste contexto, sublinhamos a importância da eficiência, pois o tempo poupado com processos rotineiros é, sem dúvida, tempo ganho para inovar. Esta ferramenta aprimora a eficiência dos nossos colaboradores e reforça o nosso papel como líderes na adoção de soluções tecnológicas de ponta."
Para Andrés Ortolá, Diretor-Geral da Microsoft Portugal, "Copilot para Microsoft 365 tem o poder de revolucionar a forma como trabalhamos, capacitando as pessoas para se focarem no que realmente importa e ajudar no progresso das suas organizações. Estamos muito entusiasmados por disponibilizar esta tecnologia à AMA, uma organização que tem liderado a adoção, em Portugal, de IA generativa. Estamos muito orgulhosos de apoiar esta jornada de inovação e ajudar a AMA a atingir o seu objetivo de fornecer melhores serviços digitais aos cidadãos portugueses".
Ao assumir a dianteira tecnológica, a AMA consolida o seu papel como impulsionadora da modernização e digitalização em Portugal, reafirmando o seu compromisso em explorar novas fronteiras tecnológicas para o benefício da Administração Pública e da sociedade em geral.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
Portal Mais Transparência com novos conteúdos sobre o Portugal 2030
2024-02-02
Portal Mais Transparência com novos conteúdos sobre o Portugal 2030
2024-02-02
O Portal Mais Transparência lançou esta semana novos conteúdos sobre o Portugal 2030, numa parceria AMA e AD&C - Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P.
A nova área relativa a Avisos de concurso permite acompanhar a implementação dos diferentes apoios colocados à disposição pelo Portugal 2030, com detalhe por objetivo estratégico e programas.
Para além de disponibilizar informação sobre os Avisos de candidaturas abertos no momento, a nova área explica ainda, com linguagem acessível, o que são Avisos de concurso, quais as etapas a seguir para que os cidadãos, as empresas, os municípios ou outras entidades, públicas ou privadas, possam beneficiar dos apoios disponibilizados pelo Portugal 2030.
Todas as infografias representadas na nova área do Mais Transparência, foram criadas tendo como base a informação disponibilizada pela AD&C como dados abertos no Portal dados.gov.pt, contribuindo também para a dinamização desta prática de partilha tão importante para a Administração Pública.
A AD&C é desde a primeira hora, um dos parceiros fundamentais do Mais Transparência, o portal mantido pela AMA.
O Portal Mais Transparência conta com o selo de ouro de acessibilidade e usabilidade e foi premiado internacionalmente, em 2023, pela OGP - Open Government Partnership, que distinguiu o portal português entre 47 nomeados, como solução de referência na Europa, atribuindo-lhe o prémio Inspirational Reforms.
Saiba mais sobre a nova área de Avisos em transparencia.gov.pt.
Fonte: AMA e AD&C
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
Mosaico está na shortlist dos World Summit Awards
2024-01-29
Mosaico está na shortlist dos World Summit Awards
2024-01-29
O projeto Mosaico faz parte da shortlist dos World Summit Awards. Integra um total de 136 soluções de impacto digital proveniente de 60 países espalhados pelo mundo e que, neste momento, avançam para a próxima fase do prémio. Todos os projetos envolvidos são contributos muito importantes para ajudar à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, uma vez que todos têm a inovação como denominador comum, abordando os desafios globais e locais com impacto tangível.
A próxima etapa será iniciada com uma nova ronda de avaliação online, com reuniões entre grupos de membros do Grand Jury. Esta seleção será a base para determinar os vencedores que serão anunciados durante a reunião do júri em fevereiro, em Hyderabad, na Índia.
Os vencedores terão a oportunidade de participar no WSA Global Congress, que decorrerá de 14 a 18 de abril, no Chile. Durante o evento, os vencedores do WSA serão convidados a apresentar os seus projetos (pitch) perante um painel de júri internacional e, com base nessas apresentações, será selecionado um Campeão Global em cada categoria WSA, que será anunciado na cerimónia a realizar no Chile.
O Mosaico é uma ferramenta que pretende contribuir para a criação e evolução dos serviços públicos digitais do futuro, centrados nos cidadãos e nas empresas e destina-se a dirigentes e trabalhadores técnicos da Administração Pública, entidades externas, coordenadores de equipas técnicas e colaboradores técnicos de fornecedores e colaboradores de entidades internacionais.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
AMA assinala Dia Nacional da Participação
2024-01-25
AMA assinala Dia Nacional da Participação
2024-01-25
No âmbito do Dia Nacional da Participação, a AMA esteve junto dos cidadãos a ouvir ideias, contributos e sugestões para a melhoria dos serviços públicos em Portugal. A equipa do Labx – Centro para a Inovação no Setor Público percorreu Lojas de Cidadão de norte a sul do país em busca de problemas para serem transformados em soluções, em mais uma iniciativa de cocriação que marca a atuação da AMA.
Neste âmbito, o Presidente da AMA, João Dias, relembrou o Simplex enquanto exemplo desta aposta, onde toda a gente pode registar as suas ideias e sugestões para qualquer tema que careça de solução.
"A sua participação é fundamental para a nova edição em que estamos a trabalhar", reforçou o Presidente, deixando o convite para que todos os contributos para a edição 2024 sejam submetidos em: https://www.simplex.gov.pt/livro.
Assista ao vídeo da ação aqui.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação