O Portal do Cidadão facilita o relacionamento entre os cidadãos, empresários e a administração pública. É o canal na internet privilegiado de acesso à informação e prestação de serviços públicos.
 

A atual versão do Portal do Cidadão resulta da fusão dos Portais do Cidadão e da Empresa, tornando mais simples e intuitivo o o acesso  à informação e serviços.

O Portal do Cidadão destaca-se também pelo seu cariz inovador, pela experiência de navegação amigável e pela integração do Balcão do Empreendedor.

Atualmente, o Portal do Cidadão apresenta mais de 1500 serviços, disponibilizados por cerca de 580 organismos. Entre estes, destacam-se os serviços de alteração de morada no Cartão de Cidadão, o pedido de certidões online, a criação da Empresa Online, o registo comercial, o Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Atividades de Comércio, Serviços e Restauração (RJACSR), o Sistema da Indústria Responsável (SIR) e o registo de alojamento local.

O Portal do Cidadão disponibiliza também o serviço 'A Minha Rua', que permite a participação cívica e o envolvimento ativo dos cidadãos na gestão da sua rua ou bairro, reportando ocorrências e sugerindo melhorias na sua localidade.