Asset Publisher

Back

Espaço Cidadão inaugurado no IPO do Porto

 

Foi, hoje, inaugurado o Espaço Cidadão localizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto que permite aos utentes e à população em geral aceder a um conjunto de serviços públicos como, por exemplo, a revalidação da Carta de Condução, a marcação de consultas, o pedido de uma nova senha ou de uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, a apresentação de despesas junto da ADSE, a alteração da morada no Cartão de Cidadão e a solicitação do Cartão Europeu de Seguro de Doença.

 

A inauguração contou com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mario Campolargo, e a vogal do Conselho Diretivo da AMA, Elsa Castro.

 

O atendimento será prestado de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 16h00, funcionando ainda com o Balcão SNS24, um serviço pioneiro em unidades hospitalares. Através do Balcão SNS24, o utente pode efetuar teleconsultas, consultar resultados de exames, marcar e desmarcar consultas, renovar receitas e atualizar dados de saúde. Este posto de atendimento acaba por criar condições de maior proximidade e redução de barreiras no que diz respeito ao acesso aos serviços públicos.

 

Atualmente, estão em funcionamento mais de 850 Espaços Cidadão que disponibilizam aproximadamente 200 serviços públicos, contribuindo para a prestação de um atendimento rápido, próximo e eficiente, ao mesmo tempo que contribui para a promoção da literacia digital, por via do atendimento assistido na prestação dos serviços públicos digitais.