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Mais Transparência vence prémio Transformação Digital 2022

Mais Transparência vence prémio Transformação Digital 2022

 

A importância do portal Mais Transparência foi hoje reconhecida, tendo sido distinguido como vencedor do prémio de Transformação Digital da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, na categoria «Proximidade com o Cidadão e Sociedade mais Inclusiva».

 

Disponível em transparencia.gov.pt, este é um portal de acesso livre e com dados abertos da Administração Pública (AP), desenvolvido pelo TicAPP - Centro de Competências Digitais da Administração Pública, que permite consultar informação disponibilizada pelo Estado, num formato simples, de fácil compreensão e que fomenta sinergias entre a AP e a sociedade civil, reforçando significativamente a transparência e a prestação de contas do Estado à sociedade. 

 

O portal disponibiliza informação sobre: Fundos Europeus, com dados sobre o Portugal 2020 e 2030, sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com detalhe sobre o estado, execução física e financeira, acionistas, beneficiários efetivos contratos; o Orçamento do Estado, incluindo previsões, execução e resultados; e Municípios.

 

Esta foi a 2ª edição do Prémio Transformação Digital 2022, uma iniciativa da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, que tem como intuito reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação das tecnologias de informação e comunicação, com vista a uma sociedade mais digital sustentada por instituições públicas e privadas mais eficiente e mais próximas do cidadão.

25-11-2022
CMD distinguida nos prémios WSIS

CMD distinguida nos prémios WSIS

 

 

Após ter ficado entre os finalistas aos prémios WSIS 2022 - World Summit on the Information Society, organizados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), a Chave Móvel Digital foi classificada como «Champion» na Categoria 5- Building confidence and security in use of ICTs, após uma votação pública e mundial.

 

O respetivo certificado foi recebido pela Agência para a Modernização Administrativa, ontem, dia 1 de junho, em Genebra, tendo sido entregue pelo Secretário-Geral da ITU, Houl

02-06-2022
A AMA certificada com a norma ISO 9001 do Sistema da Gestão da Qualidade

A AMA certificada com a norma ISO 9001 do Sistema da Gestão da Qualidade

A ISO 9001 é a norma de sistemas de gestão mais utilizada mundialmente, sendo a referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.

A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é, segundo a ISO 9001, uma decisão estratégica da Organização, ou seja, tomada ao mais alto nível de decisão para servir um propósito específico e obter resultados.

A ISO 9001 adota uma abordagem por processos, que incorpora o ciclo PDCA de melhoria contínua, e integra o pensamento baseado em risco, permitindo a fidelização e a competitividade da organização assente nos pilares da sustentabilidade.

Esta certificação, atribuída pela APCER, define a forma de trabalho desenvolvida, no contexto do sistema de gestão da qualidade implementado pela AMA, reconhecendo a certificação no âmbito de «atividades de estratégia e de suporte dos serviços centrais e os processos de Inovação e Participação, Transformação digital e Atendimento», refletindo, a sua capacidade, competência e desempenho, com vista a uma melhoria contínua da qualidade, na prestação de serviços públicos, indo ao encontro das  expectativas dos cidadãos, das empresas e da sociedade.

10-01-2022
AMA recebe o reconhecimento «Validated by EFQM»

AMA recebe o reconhecimento «Validated by EFQM»

Recentemente, a AMA recebeu o reconhecimento «Validated by EFQM». Este reconhecimento é atribuído pela APQ - Associação Portuguesa para a Qualidade que enquanto Reference Organisation da EFQM – European Foundation for Quality Management tem a responsabilidade de assegurar em Portugal a gestão do esquema de reconhecimentos para os níveis Validated by EFQM, Qualified by EFQM e Recognised by EFQM.  

 

O reconhecimento EFQM é uma referência para as organizações desenvolverem uma cultura de melhoria e inovação, a todos os níveis. O envolvimento das pessoas aos vários níveis da organização, o planeamento (estratégico e operacional) e existência de um rumo e de orientações claras, a inovação, a preocupação com os cidadãos e partes interessadas, a oferta de serviços diferenciados que acrescentam valor e permitem à Administração Pública ser mais eficaz foram alguns dos critérios de validação. 

 

Esta distinção é mais um ímpeto no percurso de evolução da AMA, a qual desempenha um papel determinante de liderança de estratégias, políticas e programas nos domínios do atendimento e da transformação digital, assegurando a cooperação entre as entidades da Administração Pública, em torno de objetivos e princípios comuns, por forma a obter serviços públicos melhores e mais responsivos.

 

09-01-2022
LabX vence Prémios EPSA 2021

LabX vence Prémios EPSA 2021

 

Os vencedores dos Prémios EPSA 2021 foram, hoje, divulgados através de uma sessão que decorreu via Zoom e que teve transmissão no Youtube do European Institute of Public Administration (EIPA).

 

O LabX foi o grande vencedor dos prémios EPSA 2021 na categoria «Innovative Public Administration». Em adição, de salientar, ainda, que a app id.gov.pt foi distinguida com um «Certificado de Boas Práticas» neste mesmo evento.

 

Nesta sessão marcaram presença a Presidente do Conselho Diretivo da AMA, Fátima Madureira, a Diretora do Centro para a Inovação no Setor Público (LabX), Elsa Belo, e a Chefe de Equipa das Relações Internacionais da AMA, Cláudia Barroso.

29-11-2021
AMA reconhecida com distinção de Utilizador Eficaz da CAF

AMA reconhecida com distinção de Utilizador Eficaz da CAF

 

No âmbito da implementação do SGQ (Sistema de Gestão de Qualidade) da Agência para a Modernização Administrativa, foi introduzida a metodologia CAF para efetuar a autoavaliação da organização. Após um processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, a AMA viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção «Effective CAF User». 

A Estrutura Comum de Avaliação (Common Assessment Framework - CAF) é um modelo de autoavaliação do desempenho organizacional, especificamente desenvolvido para ajudar as organizações do setor público dos países europeus a aplicar as técnicas da Gestão da Qualidade Total, melhorando o seu nível de desempenho e de prestação de serviços.

17-11-2021
World Summit Awards 2020: id.gov.pt vence categoria «Government & Citizen Engagement»

World Summit Awards 2020: id.gov.pt vence categoria «Government & Citizen Engagement»

Os World Summit Awards da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), continuam a destacar e a promover os melhores projetos mundiais de aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Depois da Chave Móvel Digital ter vencido a categoria «mobile» em 2016, junta-se, agora, mais um prémio para um produto desenvolvido pela AMA, atribuído à aplicação oficial de acesso a documentos digitais emitidos pelo Estado Português: o id.gov.pt.

Através da aplicação, os cidadãos podem guardar e consultar os seus documentos, como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução e o Cartão da ADSE, em qualquer lugar e a qualquer momento, utilizando para isso a Chave Móvel Digital.

Os projetos a concurso estão divididos por 8 categorias, sendo selecionados os oito melhores projetos desenvolvidos em cada um dos mais de 180 países participantes.

Os restantes projetos vencedores e que irão representar Portugal além-fronteiras, estarão disponíveis para consulta através da plataforma online dos «World Summit Awards», sendo que a avaliação online do júri mundial acontecerá entre 15 de outubro e 15 de novembro de 2020. Após essa data, serão conhecidos os cinco vencedores de cada categoria, a nível mundial.

Se ainda não descarregou o id.gov.pt, pode fazê-lo através da APP Store ou Google Play.

28-07-2020
Tarifa Social de Energia automática vence prémio atribuído pela ONU

Tarifa Social de Energia automática vence prémio atribuído pela ONU


Em novembro de 2019, a AMA e a Direção-Geral de Energia e Geologia, candidataram a Tarifa Social de Energia automática aos United Nations Public Service Awards (UNPSA), na categoria «Delivering Inclusive and Equitable Public Services for all», que foi na passada sexta-feira anunciada como uma grandes  vencedoras de 2020.

A Tarifa Social de Energia (TSE) é atribuída de forma totalmente automática, desde 2016, devido à interoperabilidade realizada através da plataforma iAP – Interoperabilidade na Administração Pública, que permite o cruzamento de dados de várias entidades para identificar os consumidores que têm direito à TSE.

Os UNPSA, lançados em 2003, pretendem reconhecer a excelência no serviço público a nível mundial, tendo como objetivo promover e recompensar a inovação e a excelência dos serviços públicos, com vista à realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ao princípio de não deixar ninguém para trás, que está no cerne da Agenda 2030 nas Nações Unidas. 

Em 23 de Junho, as Nações Unidas irão organizar uma cerimónia para comemorar o Dia do Serviço Público, durante o qual as galardoadas serão apresentadas. No entanto, face ao impacto da pandemia de COVID-19, a cerimónia de entrega de prémios será, à partida, realizada em data posterior. 

O evento decorrerá online, prestando homenagem aos funcionários públicos e ao seu trabalho em tempos de Pandemia, e irá destacar o papel crucial da prestação de serviços públicos durante a COVID-19, examinando as várias abordagens e desafios que os países adotaram durante a crise e analisando simultaneamente as medidas que estão a tomar para melhor mitigar esses desafios no futuro.

A abertura da cerimónia será feita pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e várias outras figuras proeminentes também participação, podendo informação adicional ser acedida aqui: https://publicadministration.un.org/en/unpsa2020.

22-06-2020
Chave Móvel Digital com os mais elevados padrões de segurança europeus

Chave Móvel Digital com os mais elevados padrões de segurança europeus

 

A Chave Móvel Digital Portuguesa foi reconhecida pela União Europeia como um meio de identificação eletrónica com o nível de segurança «Elevado». 

 

Uma publicação no Jornal Oficial da União Europeia reconhece a segurança máxima da Chave Móvel Digital como meio de identificação eletrónica para autenticação e transações no mercado interno, de acordo com o artigo 9.º, n.º 1, do Regulamento n.º 910/2014 do Parlamento e do Conselho Europeu.

15-04-2020
Simplex + vence prémios EPSA 2019

Simplex + vence prémios EPSA 2019

Depois de já ter sido distinguido com um Certificado de Boas Práticas, o Simplex+ é o grande vencedor da categoria Europeia e Nacional, da edição 2019 dos prémios  EPSA (European Public Sector Awards).


Os prémios EPSA premeiam iniciativas de prestação de serviços públicos e de edificação de políticas públicas. A edição de 2019 teve como tema «New solutions to complex challenges – A public sector citizen-centric, sustainable and fit for the future» e os respetivos vencedores foram apresentados no evento que decorreu na cidade de Maastricht entre os dias 4 e 6 de novembro.

 

06-11-2019
Espaços Cidadão e a Tarifa Social de Energia recebem Certificado de Boas Práticas 2019 pelo European Institute of Public Administration

Espaços Cidadão e a Tarifa Social de Energia recebem Certificado de Boas Práticas 2019 pelo European Institute of Public Administration

Os Espaços Cidadão e a Tarifa Social de Energia (em colaboração com a Direção-geral de Energia e Geologia) receberam Certificados de Boas Práticas, atribuídos pelo European Institute of Public Administration, ficando entre os 20 selecionados para esta distinção, escolhidos entre as 81 candidaturas recebidas, com origem em vários países.

Os prémios EPSA premeiam iniciativas de prestação de serviços públicos e de edificação de políticas públicas. A edição de 2019 teve como tema «New solutions to complex challenges – A public sector citizen-centric, sustainable and fit for the future» e os respetivos vencedores foram apresentados no evento que decorreu na cidade de Maastricht entre os dias 4 e 6 de novembro.

06/11/2019
ePortugal distinguido como «Melhor Projeto Digital da Administração Pública» nos prémios Navegantes XXI de 2019

ePortugal distinguido como «Melhor Projeto Digital da Administração Pública» nos prémios Navegantes XXI de 2019

 

Portal ePortugal reconhecido nos prémios Navegantes

A AMA recebeu mais um prémio, desta vez com o portal ePortugal, distinguido na categoria «Melhor Projeto Digital da Administração Pública», dos prémios Navegantes XXI da ACEPI – Associação da Economia Digital, que procuram premiar o melhor da Economia Digital em Portugal.

O ePortugal, o novo portal de serviços públicos, lançado em fevereiro de 2019, oferece mais de 1000 serviços e apresenta já perto de 90 mil utilizadores registados.

25-10-2019
CMD vence Portugal Digital Awards 2018

CMD vence Portugal Digital Awards 2018

 AMA acaba de receber o Prémio Portugal Digital Awards, edição de 2018.

A Chave Móvel Digital é o projeto galardoado na Categoria Best Digital Transformation Project. Autenticar e assinar, com um computador ou através de um dispositivo móvel, enquanto cidadão, profissional ou empresário, sempre com o mesmo pin, simples e seguro.

Parabéns à CMD e Parabéns a todos os seus utilizadores!

A Chave Móvel Digital é hoje o método de autenticação na grande maioria de sites públicos e também de empresas como a meo, o millenium BCP ou a EDP. São hoje mais de 250.000 utilizadores.

Ative a sua Chave Móvel Digital numa Loja ou Espaço Cidadão, num Espaço 

28/11/2018
CMD distinguida na categoria Internet dos prémios «O Melhor do Portugal Tecnológico» da revista Exame Informática 2018

CMD distinguida na categoria Internet dos prémios «O Melhor do Portugal Tecnológico» da revista Exame Informática 2018

 

A Chave Móvel Digital foi distinguida na categoria Internet dos prémios «O Melhor do Portugal Tecnológico» da revista Exame Informática.


A AMA vê assim reconhecido o seu esforço na aproximação entre os cidadãos e o Estado, no dia em que foram atingidas as 150 mil ativações da chave que abre as portas da Administração Pública.

27/06/2018
OPP distinguido nos GovInsider Innovation Awards 2018

OPP distinguido nos GovInsider Innovation Awards 2018

O OPP (Orçamento Participativo Portugal) foi distinguido na categoria de Best Citizen Engagement, nos GovInsider Innovation Awards. Adicionalmente a esta distinção, o Portal do OPP ficou também entre os três finalistas na categoria UI & UX Design. 

Os GovInsider Innovation Awards são promovidos pela  GovInsider, organização vocacionada para a divulgação de boas práticas em termos de serviços públicos, e a Clarion Events, que anualmente organizam em Singapura um evento que dá palco à inovação e boas práticas no âmbito do governo eletrónico designado Innovation Labs World. 

O anúncio dos vencedores e a respetiva entrega de prémios, em cada uma das sete categorias a concurso, decorreu hoje, dia 25 de setembro, em Singapura. Esta é a terceira edição deste evento, que junta cerca de 800 participantes de mais de 40 países.

25/09/2018
Orçamento Participativo de Portugal recebe distinção internacional nos Prémios GovCX 2018

Orçamento Participativo de Portugal recebe distinção internacional nos Prémios GovCX 2018

O Orçamento Participativo de Portugal (OPP), que permite aos cidadãos apresentarem propostas e decidir onde investir €5 milhões do Orçamento Geral do Estado, foi distinguido pelos Prémios GovCX 2018 como um serviço público de referência ao nível da experiência do utilizador,  tendo o respetivo site sido apontado como um exemplo em termos de usabilidade, transparência, inovação, criatividade e estética.

Promovidos pelo Boston Consulting Group, os Prémios GovCX  visam destacar as melhores práticas internacionais no desenvolvimento de serviços públicos digitais centrados no cidadão. As outras iniciativas distinguidas na edição de 2018 incluem um portal de participação pública lançado pelo Governo do Estado de Victoria, na Austrália, e um portal interativo sobre a cidade norte-americana de Denver. 

Os resultados dos Prémios GovCX 2018 podem ser consultados no seguinte vídeo.

27-04-2018
Projeto da AMA – CHAVE MÓVEL DIGITAL vence prémio World Summit Award Mobile (WSA-mobile) 2016

Projeto da AMA – CHAVE MÓVEL DIGITAL vence prémio World Summit Award Mobile (WSA-mobile) 2016

A Chave Móvel Digital é um dos 8 projetos portugueses premiados que irá participar nesta iniciativa mundial da ONU.

 

O World Summit Award Mobile (WSA-mobile), criado em 2010, realiza-se de dois em dois anos, alternadamente com o World Summit Award. Uma iniciativa global que visa selecionar e promover conteúdos e aplicações móveis inovadores com impacto global. Cada edição envolve projetos provenientes de mais de 170 países.

A Ama vence com a CHAVE MÓVEL DIGITAL, um sistema gratuito e alternativo de autenticação, que permite aos cidadãos aceder, através de dispositivos móveis, a serviços disponibilizados por portais e sites de entidades públicas, com recurso ao telemóvel. Uma chave permanente, escolhida pelo utilizador, e um código automático e temporário, enviado via telemóvel, é usado em cada autenticação. 

08/08/2016
Espaços do Cidadão e Portal do Cidadão distinguidos na cerimónia de entrega dos prémios EPSA

Espaços do Cidadão e Portal do Cidadão distinguidos na cerimónia de entrega dos prémios EPSA

Os Projetos Espaços do Cidadão e Portal do Cidadão foram hoje distinguidos como boas práticas no setor público na cerimónia de entrega dos prémios EPSA (European Public Sector Award) e do EIPA (European Institute of Public Administration).

Os dois projetos da Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (Espaços do Cidadão e Portal do Cidadão), visam a otimização de recursos, a melhoria e eficiência dos serviços públicos, a racionalização e congregação de meios e a inclusão digital, por via presencial - através de serviços assistidos - e online, via Portal do Cidadão.

Foram propostas a concurso 266 candidaturas. Destas, apenas 64 foram distinguidas como "Melhores Práticas" (nove das quais submetidas por oito organismos Portugueses).

Esta cerimónia decorre em Maastricht nos dias 17 e 18 de Novembro.

Mais informações disponíveis na página do European Public Sector Award.

18/11/2015
AMA recebe prémio Administração Pública Digital 2015

AMA recebe prémio Administração Pública Digital 2015

Este prémio da ACEPI, entregue a Pedro Silva Dias - Presidente da Agência para a Modernização Administrativa - I.P, reconhece o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Chave Móvel Digital (CMD).

Decorreu na passada quinta-feira, dia 24, a cerimónia de entrega dos Prémios Navegantes XXI. No ano em que assinala o 15º aniversário, a Associação da Economia Digital voltou a selecionar os melhores projetos em diversas áreas.

A Chave Móvel Digital é um meio alternativo para se autenticar e aceder a serviços em portais e sítios na Internet de entidades públicas e privadas (e.g. "Portal do Cidadão"), através do seu computador ou qualquer dispositivo móvel.

O cidadão recebe um código no seu dispositivo (por email ou sms) e certifica a sua identidade.

Trata-se dum serviço inovador, que aproxima o cidadão da administração pública.

28/09/2015

Projeto Espaços do Cidadão premiado na 5.ª edição dos prémios IDC CIO Awards

Decorreu, no passado dia 17 de junho em Lisboa, a 5ª edição da entrega dos prémios IDC CIO Awards.

Esta iniciativa distingue importantes projetos na área das tecnologias de informação e comunicações com forte impacto no negócio das organizações nacionais. O projeto Espaços do Cidadão, da Agência para a Modernização Administrativa, I.P., recebeu uma menção honrosa.

Os projetos foram avaliados segundo o nível de inovação; retorno do investimento e a capacidade de melhorar e otimizar processos de negócio; inovar e criar novos produtos e serviços; desenvolver áreas de negócio; aumentar produtividade e efetividade dos colaboradores; atrair e reter clientes; expandir a utilização da informação e melhorar o processo de decisão.

Este projeto da AMA I.P., representada nesta conferência IDC por José António Rodrigues - responsável da equipa DSI (Direção de Sistemas de Informação) -, consiste no desenvolvimento de uma solução tecnológica que disponibiliza um interface comum a vários serviços públicos. Este novo balcão, desenvolvido em parceria com autarquias e entidades privadas, traz aos cidadãos inúmeros serviços da administração central, local, e entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público.

O Espaço do Cidadão é um novo modelo de atendimento assistido, mais próximo das populações, que congrega serviços disponíveis na internet dos vários organismos públicos e empresas num único ponto de acesso físico, que funciona como uma extensão das Lojas do Cidadão.

Nos Espaços do Cidadão são disponibilizados mais de 170 serviços de diversos organismos. Estes balcões permitem tratar de assuntos relacionados com a carta de condução, realizar serviços da Segurança Social Direta, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, efetuar pedidos de certidão, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do cartão de cidadão, solicitar o cartão europeu de seguro de doença, entre outros.

Esta solução pretende aumentar a qualidade da prestação de serviços públicos e completa a experiência de sucesso das Lojas do Cidadão enquanto ponto de contacto dos cidadãos com a Administração. Pretende-se também, com este projeto, melhorar a coesão territorial e social: a rede de Espaços do Cidadão aproxima os serviços públicos em territórios de baixa densidade populacional e em zonas com dificuldade de acesso à Internet.

21/06/2015

Chave Móvel Digital nomeada para os Prémios Novos 2015

A solução Chave Móvel Digital (CMD) desenvolvida pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa, IP, recebeu uma nomeação para os Prémios Novos 2015. Esta iniciativa resulta de uma ideia original de Fernando Alvim, organizada pela produtora Cego Surdo e Mudo, com o propósito de premiar talentos emergentes em Portugal. Os prémios são entregues a 6 de maio, às 21h30, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Distinguir novos talentos de nacionalidade portuguesa, reconhecer o seu protagonismo, atividade e mérito em diferentes áreas como a Cultura, Ciência ou Sociedade, faz parte dos objetivos deste evento que vai na 3ª edição.

A solução CMD, implementada pela AMA, está nomeada na categoria de Internet. Ao todo, são 15 categorias em destaque nesta edição. De acordo com a organização, a seleção dos vencedores é feita por "um júri cuidado, reconhecido e conhecedor de cada uma das áreas".

01/05/2016

Chave Móvel Digital recebe distinção da Exame Informática

A solução Chave Móvel Digital (CMD), desenvolvida pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, IP, acaba de ser distinguida com uma menção honrosa pela publicação Exame Informática. A CMD é uma iniciativa que de acordo com esta publicação facilita a autenticação de todos os cidadãos nos serviços do Estado.

Os Prémios Exame Informática visam distinguir projetos inovadores em Portugal nas áreas da Tecnologia e da Ciência. A cerimónia de atribuição dos prémios e menções honrosas decorreu a 27 de abril, no Edifício São Francisco de Sales, em Oeiras.

A solução CMD, implementada pela AMA, mereceu uma distinção honrosa na categoria Internet. O concurso inclui 11 categorias que vão desde a Inovação à Melhor Marca Nacional. Os prémios são atribuídos pela redação da Exame Informática, exceto o prémio Personalidade que é definido por um júri independente.

01/04/2015

Formação e-Learning da AMA referenciada como caso prático em livro

A implementação de e-Learning na AMA – Agência para a Modernização Administrativa é um dos casos práticos apresentados no livro "Projetos de e-Learning: Inovação, Implementação e Gestão", devido às metodologias de formação inovadoras direcionadas para os colaboradores das Lojas do Cidadão e Lojas da Empresa, até ao ano de 2012.

Nesta obra publicada no passado mês de dezembro são apresentados mais seis casos reais de implementação de e-Learning, de instituições públicas e privadas, como o Banco de Portugal, os CTT, o ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração, a Nova Etapa, o Grupo PT e a TAP Portugal.

Os autores Arnaldo Santos, Lúcia Moreira e Filipe Peixinho, partilham nesta publicação o seu conhecimento científico e experiência prática com mais de 10 anos de atividade na implementação e na gestão de projetos de e-Learning, tanto do ponto de vista tecnológico como do ponto de vista pedagógico.

04/01/2015

AMA obtém certificação como Entidade Formadora

A Agência para a Modernização Administrativa - AMA acaba de ser certificada como Entidade Formadora pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), no âmbito do disposto na Portaria nº 851/2010, de 6 de Setembro, alterada e republicada pela Portaria nº 208/2013, de 26 de junho, nas seguintes áreas de educação e formação:

090 – Desenvolvimento Pessoal
347 – Enquadramento na organização/empresa
482 – Informática na ótica do utilizador

Para além da já reconhecida qualidade e inovação da formação da AMA pela Resolução de Conselho de Ministros nº 89/2010, de 17 de novembro, a AMA obtém agora esta certificação oficial nas três principais áreas em que desenvolve a sua atividade formativa, confirmando as suas competências específicas nestas matérias.

A AMA pretende continuar a apostar na qualidade e inovação da formação, oferecendo soluções formativas adequadas aos seus vários públicos-alvo, e na melhoria contínua da gestão da formação, agora integrada na rede das Entidades Formadoras Certificadas.

01/05/2014

Licenciamento Zero recebe prémio europeu para a inovação na Administração Pública

Lisboa, 6 de Junho de 2013 – A Comissão Europeia distinguiu Licenciamento Zero como um projeto de excelência e inovação, na categoria de iniciativas inovadoras da Administração Pública para empresas do European Prize for Innovations in Public Administration

O Licenciamento Zero, um projeto governamental de simplificação gerido pela Agência para a Modernização Administrativa, IP (AMA, IP), foi hoje anunciado como um dos vencedores do Prémio Europeu para a Inovação na Administração Pública, na categoria de serviços para empresas. A distinção foi anunciada pela comissária Europeia responsável pela Investigação, Inovação e Ciência, Máire Geoghegan-Quinn, na Conferência da Semana das Regiões Inovadoras (WIRE IV) em Cork, na Irlanda. O Licenciamento Zero torna-se assim uma das três iniciativas europeias reconhecidas com 100 mil euros. O prémio pecuniário destina-se a investimento para escalar um projeto considerado "promissor" e "potenciador de mais inovação para o futuro".

O Licenciamento Zero é uma iniciativa governamental de simplificação administrativa e regulatória, gerida pela AMA, IP (Presidência do Conselho de Ministros) em parceria com a Direcção-Geral das Atividades Económicas (Ministério da Economia) e a colaboração de um vasto número de municípios portugueses. Veio introduzir um regime simplificado para a instalação, funcionamento e modificação da grande maior de estabelecimentos comerciais, num único ponto de contacto – Balcão do Empreendedor (Portal da Empresa), revendo todos os procedimentos e eliminando obstáculos e licenças desnecessárias, substituindo-as por uma simples comunicação. Aplica-se às áreas da restauração e bebidas, comércio de bens, prestação de serviços e armazenagem (ex.: restaurantes, padarias, pastelarias, frutarias, peixarias, lojas de produtos dietéticos, drogarias, salões de cabeleireiro e institutos de beleza).

Esta iniciativa vem contribuir para o aumento da competitividade do País, permitindo que os empreendedores percam menos tempo com burocracia e se concentrem mais nos negócios, ao mesmo tempo que cria um novo paradigma que assenta numa relação de confiança entre o Estado e as empresas, reforçando as ações de fiscalização a posteriori e os mecanismos de responsabilização dos particulares.

O regime jurídico do Licenciamento Zero foi aprovado pelo Decreto-Lei n.º 48/2011, de 1 de abril, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 141/2012, de 11 de julho, e entrou em vigor recentemente, conforme o estabelecido pela Portaria n.º 284/2012, de 20 de Setembro.

Mais informações sobre os European Prize for Innovations in Public Administration http://ec.europa.eu/research/innovation-union/index_en.cfm?section=admin-innovators

Mais informações sobre o Licenciamento Zero http://www.portaldaempresa.pt/CVE/pt/LicenciamentoZero

06/06/2013

AMA distinguida pela Comissão Europeia por boas práticas como coordenadora nacional do IMI

A Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA), coordenadora em Portugal do Sistema de Informação do Mercado Interno (IMI), foi recentemente distinguida por boas práticas na adesão das autoridades portuguesas à plataforma administrativa IMI. Num curto espaço de tempo, a AMA conseguiu reverter a taxa de ativação das autoridades competentes da Administração Central e Local, de 55% para 96%.

Devido à qualidade do trabalho realizado e ao progresso verificado na ativação de utilizadores, o Comité Consultivo do Mercado Interno (IMAC), convidou a AMA a apresentar o seu caso de sucesso, dia 19 de junho em Bruxelas, na 27.ª Reunião de trabalho do grupo IMI-IMAC, perante os interlocutores dos países membros da União Europeia que já aderiram ao IMI, considerado um modelo a seguir para incentivar outros países a adotarem medidas semelhantes, de forma a conseguirem sensibilizar as autoridades nos seus países.

Relembramos que o IMI, é uma ferramenta eletrónica concebida para ajudar as entidades competentes do Espaço Económico Europeu na troca de informações administrativas com as entidades homólogas de outros Estados-Membros. O IMI foi criado pela Comissão Europeia em conjunto com os Estados-Membros ao abrigo das disposições sobre assistência mútua previstas na legislação relativa ao mercado interno, até ao momento em três diretivas já implementadas, a Diretiva de Serviços, a Diretiva de Qualificações e a Diretiva Destacamento de Trabalhadores

19/06/2012

Plataforma de Interoperabilidade premiada nos CIO Awards 2012

A Plataforma de Interoperabilidade da Administração Pública foi um dos projetos vencedores da edição de 2012 dos CIO Awards. Num conjunto de 65 projetos nomeados, representativos de vários setores de atividade, o projeto da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) obteve assim um importante reconhecimento nesta iniciativa anual da IDC Portugal. A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se ontem no Centro Cultural de Belém, tendo o prémio sido entregue ao Eng. Gonçalo Caseiro, vogal do Conselho Diretivo da AMA.

Os Prémios CIO Awards distinguem projetos TI com capacidade de melhorar e otimizar processos de negócio, inovar e criar novos produtos e serviços, desenvolver áreas de negócio, aumentar produtividade e efetividade dos colaboradores, atrair e reter clientes, expandir a utilização da informação e melhorar o processo de decisão.

A decisão coube a um painel de jurados composto por Carlos Marçalo (diretor da revista Semana Informática), Fernando Bação (professor ISEGI-UNL), Jaime Quesado (especialista em estratégia, inovação e competitividade), José Dias Coelho (professor UNL e presidente APDSI), José Tribolet (professor IST e presidente INESC), Luís Pinto (consultor independente, ex. CIO), Pedro Veiga (professor FC-UL e presidente FCCN) e a equipa de research da IDC Portugal.

Sobre a iAP

Em linha com as referidas prioridades, Portugal possui desde 2007 a Plataforma da Interoperabilidade da Administração Pública (iAP) (www.iap.gov.pt), uma plataforma tecnológica de referência para a disponibilização de serviços eletrónicos transversais, permitindo uma melhor resposta dos sistemas de informação públicos às exigências atuais na prestação de serviços à sociedade civil.

Baseada em open standards, com elevados parâmetros de segurança, confiabilidade e disponibilidade, visa aumentar a eficiência do Estado através do reaproveitamento da capacidade instalada na Administração Pública (AP). A iAP assume assim a disponibilização de um conjunto de serviços partilhados para AP, gerando uma poupança significativa de custos, suportando a disseminação de tais serviços com pendor inovador pelo universo da Administração Pública central, regional e local e, por último, proporcionando um reforço da segurança e organização dos sistemas de informação que suportam a prestação de serviços públicos.

A iAP é um dos principais projetos da AMA, liderado pelo Eng. Paulo Lobo, responsável pela equipa multidisciplinar de Interoperabilidade.

Mais informação sobre a Plataforma de Interoperabilidade – www.iap.pt

Mais informação sobre os prémios IDC – www.idc.pt

20/04/2012

Dados.gov distinguido pela Exame Informática

O projeto Dados.gov  recebeu uma menção honrosa na categoria 'Internet' dos prémios da revista Exame Informática. Dadas as suas potencialidades em termos de transparência da actividade da Administração Pública, o projecto da AMA - Agência para a Modernização Administrativa, I.P. em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, recebe assim uma importante distinção menos de duas semanas após o seu lançamento em versão beta.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 5 de Novembro no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, no âmbito da conferência O Melhor de 2011, organizada pela Exame Informática. Foram distinguidos diferentes projectos, produtos e marcas em várias categorias.

A menção honrosa atribuída ao Dados.gov representa mais um sinal da importância dada à temática da administração aberta e dos dados abertos em Portugal.

Sobre o Dados.gov

O Dados.gov consiste numa plataforma que possibilita o acesso, se possível de forma automática, a dados em bruto produzidos pela Administração Pública. Assim, e salvaguardando a informação confidencial e/ou dados pessoais, a informação é devidamente organizada e disponibilizada ao público em formatos electrónicos que permitam a sua fácil leitura, tratamento e interligação. Deste modo, impulsiona-se o acesso a informação pública, promove-se a transparência, a colaboração e, em especial, a criação de valor sobre esses mesmos dados pela sociedade civil.

A plataforma possui actualmente cerca de 100 conjuntos de dados de 14 organismos públicos. Dos resultados eleitorais às estatísticas da educação, dos ajustes directos do Estado às estatísticas da justiça, das receitas e despesas das autarquias locais a informação sobre marcas, patentes ou domínios registados.

Prevê-se o seu crescimento acelerado à medida que as instituições públicas interiorizam o conceito do projecto e as suas mais-valias em termos de transparência e reutilização da informação e, também, à medida que a própria sociedade civil for aderindo ao conceito reutilizando a informação disponível.

Com o lançamento do Dados.gov, Portugal junta-se assim ao pelotão da frente de países promotores de dados públicos abertos. EUA, Reino Unido, Espanha, Holanda, Irlanda, França, Albânia, Quénia, Austrália e Nova Zelândia são exemplos de Estados nos quatro cantos do mundo que já abraçaram o referido objectivo.

07/12/2011

AMA distinguida com prémio na área da Interoperabilidade

A Associação de Empresas de Sofware Open Source Portuguesas (ESOP) atribuiu um Prémio Abertura 2011 à Agência para a Modernização Administrativa (AMA) em reconhecimento de "acções desenvolvidas na temática da Interoperabilidade".

A entrega dos Prémios Abertura 2011 teve lugar no Evento Linux 2011 – IX Encontro Nacional Sobre Tecnologia Aberta, que se realizou ontem, dia 29 de Setembro, em Lisboa. O evento, promovido pela Sybase SBS Software e Caixa Mágica, contou com a presença de várias organizações de renome nacional e internacional do sector, como a Microsoft, Linkare, Samsung,  IPBrick, entre muitas outras, que ao longo do dia debateram várias questões relacionadas com o desenvolvimento tecnológico sustentado através da utilização de software aberto. A AMA foi representada pelo Vogal do Conselho Directivo, Eng. Gonçalo Caseiro, e pelo Eng. André Vasconcelos, que apresentaram o caso de implementação de middleware do Cartão do Cidadão.

30/09/2011

Participação Pública do Programa Simplex distinguido com menção honrosa, em Varsóvia

Decorreu durante o mês de Setembro de 2011 em Varsóvia, a 6ª Conferência da Qualidade das Administrações Públicas Europeias.

Esta iniciativa distingue importantes projetos da Administração Pública, tendo sido apresentado e destacado com menção honrosa o projeto participação pública do programa simplex.

O Programa Simplex  é um programa de modernização administrativa e legislativa de Portugal, cujo objetivo visa  a redução dos encargos administrativos para as empresas e para os cidadãos.

Na primeira edição, em 2006, o Programa Simplex foi implementado pelos colaboradores da Administração Pública e estimulou os serviços públicos a fazer o levantamento permanente das suas interações com os cidadãos e as empresas e permitiu avaliar os custos e os encargos de cada uma delas e questionar a sua pertinência.

Este programa permitiu estabelecer as prioridades de simplificação e os objetivos de redução de encargos para 2007 e assim sucessivamente nos anos seguintes. Esses objetivos tornaram-se públicos, uma vez que foram colocados na edição anual do Programa Simplex.

 

01/07/2011

Projetos Rede Comum de Conhecimento e Simplex premiados pela ONU

Portugal foi distinguido com dois prémios atribuídos na 8.ª edição do United Nations Public Service Awards. A Rede Comum do Conhecimento, que permite a partilha de boas práticas de modernização, inovação e simplificação administrativas, venceu o 1º prémio na categoria "Fomentar a gestão do conhecimento na Administração pública". Por seu turno, o Programa Simplex, na sua vertente participativa e em especial as suas iniciativas Diga.Simplex, Consulta Pública e Ideia Simplex, foi distinguido com o 2º prémio na categoria "Promover a participação na definição das políticas públicas através dos mecanismos inovadores".

Estes projectos, liderados pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), cujo valor assenta no envolvimento e empenho incansável de uma rede alargada de organismos públicos, são deste modo, dois dos grandes vencedores da mais prestigiada distinção internacional de excelência e inovação do serviço público.

A iniciativa da ONU distingue anualmente o que de melhor se faz nestes domínios em todo o mundo. É a primeira vez que projectos portugueses recebem esta elevada distinção internacional.

Depois de ter alcançado, em Fevereiro último, o resultado máximo em termos da disponibilidade e de sofisticação dos serviços públicos online, segundo o European e-Government Benchmark, Portugal consegue agora mais um reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido nos domínios da modernização administrativa.

Mais informações sobre a 8.ª edição do United Nations Public Service Awards podem ser consultadas em http://www.unpan.org/unpsa.

19/05/2011

Senha 001 candidata a prémio internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação

O projecto Senha 001, da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), foi selecionado para os prémios World Summit Awards 2011: e-Content + Creativity. A iniciativa pretende destacar as melhores práticas em conteúdos e aplicações inovadoras na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

De acordo com a AMA, o projeto foi implementado com o objetivo de disponibilizar num único espaço todos os serviços que se podem realizar através da utilização eletrónica do Cartão de Cidadão.

Entre os serviços promovidos no site Senha 001 destacam-se a alteração de morada, a marcação de uma consulta médica, a realização de serviços das Finanças ou da Segurança Social, a revalidação da Carta de Condução ou a criação de uma empresa, entre outros serviços disponíveis online.

O Senha 001 foi o projeto escolhido para representar Portugal na categoria de e-Government & Institutions, que premeia projetos desenvolvidos na área da Administração Pública eletrónica e das Instituições.

Os projectos Plux, Scratch, Under Siege, Roteiros Republicanos, experiment Portugal, Cardmobili e Media Lab são outras das iniciativas portuguesas a concurso nos prémios internacionais World Summit Awards 2011.

Os World Summit Awards são uma prestigiada competição internacional que se realiza anualmente, desde 2003, sendo dinamizada por uma rede de parceiros liderada pelo International Center for New Media.

18/03/2011

Projetos da AMA candidatos a prémios das Nações Unidas

Quatro projectos da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) passaram à segunda fase dos Public Services Awards, prémios das Nações Unidas (ONU) que destacam o que de melhor se faz em termos de serviços públicos. As Lojas do Cidadão, a Rede Comum de Conhecimento (RCC), a Consulta Pública e Ideia Simplex e o balcão "Perdi a Carteira" são os nomeados.

De acordo com a AMA, a participação na segunda fase exige a apresentação de um conjunto de documentos que reforcem o valor de cada projecto. O júri da iniciativa solicita a entrega de duas cartas de recomendação e de cinco outros documentos, como relatórios de impacto, notícias ou estudos académicos.

O projecto "Lojas do Cidadão", estabelecido em 1999, destaca-se pelo objetivo de concentrar num mesmo local uma larga gama de serviços públicos e privados, numa rede que contempla actualmente 28 Lojas do Cidadão espalhadas por todo o país.

O balcão "Perdi a Carteira", disponível nas Lojas do Cidadão das Laranjeiras e de Odivelas, permite renovar de forma célere um conjunto de documentos por alteração de dados, perda ou roubo, num único local de atendimento.

A RCC, outro dos projetos a concurso, define-se como uma plataforma electrónica criada para partilhar as boas práticas de modernização, inovação e simplificação administrativa concretizadas na Administração Pública portuguesa e nos países de língua oficial portuguesa.

10/03/2011

AMA recebe Prémio de Excelência em eLearning

A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) recebeu o Prémio de Excelência em eLearning, distinção atribuída pela PT Inovação e que é o reconhecimento das metodologias de formação inovadoras implementadas nas Lojas do Cidadão e Lojas da Empresa.

Imagem prémio de excelência

Este prémio é o reconhecimento de resultados obtidos em eLearning, desde 2008, e a PT Inovação atribuiu a distinção à equipa do Departamento de Formação da AMA, pela qualidade do contributo dado à implementação de boas práticas e metodologias à distância nos serviços públicos, nomeadamente através da Internet.

Foram ainda premiadas outras sete instituições públicas e privadas, como o Banco de Portugal, os CTT, o Centro de Formação da Ordem dos Advogados, a TAP, o Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração, a Nova Etapa e a empresa brasileira Vivo.

21/09/2010

Projeto Lojas do Cidadão nomeado como o "Melhor dos Melhores da Internet"

O Projeto Lojas do Cidadão recebe troféu Jetnet 2002, tendo sido nomeada pela Comunidade Cibernauta, na categoria Administração Pública, como ‘O melhor dos melhores da Internet".

Os troféus Jetnet 2002, destinados a premiar os melhores sites portugueses, foram entregues no dia 28 de Maio, numa iniciativa da Telepac, que decorreu no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

O site premiado em cada uma das categorias foi designado por um júri nomeado para a 5a edição dos troféus Jetnet. As categorias premiadas foram Turismo/Viagens, E-Commerce, Entretenimento, Moda, Desporto, Formação/Ensino, Portal, Administração Pública, Financeiro, Cultura, Espectáculo e Media/Comunicação Social.

A Administração Pública foi representada pelos nomeados dgci.min-financas.pt, infocid - Portal da Administração Pública portuguesa e loja do cidadao.

28/05/2002