Web Content Display (Global)
Espaço Cidadão
Espaços Cidadão

Chave Móvel Digital
Chave Móvel Digital


ENTI participou em Conferência Internacional sobre Territórios Inteligentes
Iniciativa foi promovida pela Rede Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados e organizada pela Universidade de Aveiro
ENTI participou em Conferência Internacional sobre Territórios Inteligentes
A Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI) integrou a participação da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) na III Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados (CIPPCD 2025), uma iniciativa promovida pela Rede Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados (RP3CD) e organizada pela Universidade de Aveiro. O evento decorreu entre os dias 19 e 21 de maio, no âmbito da Semana Aberta do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT).
Com o tema "Territórios Inteligentes", a conferência tinha como objetivo explorar o papel da ciência dos dados na conceção, na implementação e na avaliação de políticas públicas que promovam territórios mais eficientes, sustentáveis e socialmente equilibrados. A iniciativa pretendia reforçar a articulação territorial, a eficiência na gestão de recursos, o equilíbrio ambiental e a maior participação dos cidadãos nos processos de decisão.
O programa da conferência incluiu a apresentação de mais de 130 trabalhos científicos, bem como workshops, laboratórios, sessões plenárias e mesas redondas que reúnem especialistas, investigadores, técnicos e decisores políticos. As áreas temáticas exploradas foram desde cidades inteligentes e sustentáveis, dados abertos e big data, até inteligência artificial, governança e modelos de desenvolvimento urbano e regional sustentável.
A participação da AMA incluiu intervenções em duas mesas-redondas temáticas, agendadas para o dia 20 de maio. Durante a manhã, o Vogal do Conselho Diretivo da AMA, João Roque Fernandes, foi orador na Mesa-Redonda 1, dedicada ao tema "Do Desenho à Decisão: Estratégias para Territórios Inteligentes". Pela tarde, a Mesa-Redonda 2, sob o tema "Da Estratégia à Implementação: Perspetivas e Práticas no Terreno", contou com a participação de Pedro Sarmento, da ENTI.
A Universidade de Aveiro, anfitriã do evento, destaca-se pelo seu dinamismo e compromisso científico, reunindo uma comunidade de mais de 13.000 estudantes, mais de 1.000 docentes e 152 investigadores.
Com esta participação, a ENTI e a AMA reafirmaram o compromisso com o desenvolvimento de territórios mais inteligentes e resilientes, incentivando a troca de experiências e a partilha de conhecimento entre academia, sociedade e decisores políticos.
Saiba mais sobre a CIPPCD 2025.

AI4PA: Faro e Évora integram roteiro nacional de transformação digital
Depois de Viseu e Lisboa, ciclo de formações ruma a Faro e Évora, reforçando a aposta na capacitação digital em todo o território nacional

Jovens já podem subscrever publicações digitais gratuitas no gov.pt
Programa de Assinaturas Digitais Gratuitas para Jovens disponível no gov.pt
Jovens já podem subscrever publicações digitais gratuitas no gov.pt
Já está disponível no portal gov.pt a adesão ao Programa de Assinaturas Digitais Gratuitas para Jovens. Todos os jovens entre os 15 e os 18 anos, inclusive, podem agora efetuar o pedido da sua assinatura digital gratuita através da página disponível no gov.pt.
Cada jovem poderá escolher uma publicação periódica nacional de caráter generalista ou económico, entre os meios de comunicação social aderentes ao programa: Correio da Manhã, Diário de Notícias, ECO, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal Económico, Observador, Público, Sábado, Vida Económica e Visão. A assinatura será válida por dois anos sem custos para os jovens.
A inscrição no programa, bem como a escolha da publicação digital, deve ser realizada diretamente pelo beneficiário, sendo permitida uma única adesão por pessoa. O processo de adesão requer autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital. Caso não tenha, pode ativar a Chave Móvel Digital na aplicação gov.pt ou em qualquer Espaço Cidadão.
Esta medida insere-se no âmbito do Plano de Ação para a Comunicação Social (PACS) e tem como objetivo promover a literacia mediática e digital, combater a desinformação e incentivar os hábitos de leitura e o espírito crítico entre os jovens. O formato digital da medida também reforça o compromisso com a transição digital e a sustentabilidade.
O programa é coordenado pela Estrutura de Missão #PortugalMediaLab, em parceria com os meios de comunicação social aderentes e com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA). Encontra-se em vigor até 31 de dezembro de 2025, com um investimento total de 5,9 milhões de euros, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Para mais informações e adesão, aceda: Subscrever jornais ou revistas através do programa de oferta de assinaturas digitais para jovens - gov.pt.