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Transformar o futuro: AMA acelera digitalização dos serviços públicos e a inovação com o PRR
A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) promoveu esta quarta-feira, 9 de abril, o evento "PRR: a acelerar a inovação em Portugal", onde apresentou os marcos e metas alcançados no primeiro trimestre de 2025 no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), especificamente no eixo da inovação digital na Administração Pública.
Com a presença do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, a AMA deu a conhecer avanços significativos na digitalização dos serviços públicos, com impacto direto na vida dos cidadãos e na modernização da gestão dos territórios.
A app gov.pt, lançada a 26 de dezembro de 2025, conta atualmente com mais de 3,5 milhões de downloads e apresenta novas funcionalidades, como a renovação do Cartão de Cidadão, de forma digital e sem necessidade de deslocações presenciais, a possibilidade dos cidadãos, empresas e entidades públicas receberem notificações eletrónicas da Administração Pública, e o acesso a faturas eletrónicas, funcionalidade esta também já disponibilizada no portal gov.pt.
Para além das novas funcionalidades, foram também adicionados 8 novos documentos de identificação, contando atualmente com 22. Para além dos cartões digitais anteriormente disponibilizados, como o Cartão de Cidadão e a Carta de Condução, desde julho foram adicionados cartões de entidades privadas, como o Seguro Automóvel e o Cartão Saúda, e outros cartões de entidades públicas como o Cartão dos Serviços Sociais da GNR, o Cartão do Estudante, o Cartão do Feirante, o Cartão da Ordem dos Médicos Veterinários, o Cartão da Ordem dos Notários e o Identificador de Cidadão Estrangeiro.
A app gov.pt consolida-se como uma plataforma centralizada e segura de acesso a serviços e documentos públicos, bem como a documentos de identificação do cidadão, tornando-se um pilar fundamental da transformação digital da Administração Pública em Portugal.
Sob a visão de posicionar Portugal enquanto nação digital e inteligente, foi anunciado o Portal dos Territórios Inteligentes, uma iniciativa do âmbito da Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI). O lançamento do novo Portal visa promover a partilha de recursos, boas práticas e conteúdos relevantes sobre a gestão inteligente do território, promovendo uma cultura colaborativa entre entidades públicas, privadas e a sociedade civil, utilizando a tecnologia e os dados para uma gestão territorial mais sustentável e informada.
No âmbito da ENTI, foi também anunciada a antecipação de uma meta PRR, que previa a formação de 650 colaboradores em temáticas de territórios inteligentes. Até ao momento, já foram capacitados mais de 700 colaboradores da Administração Pública nesta área, ultrapassando a meta inicialmente prevista para o final de 2025.
O compromisso com a transformação digital, investigação e inovação estendeu-se à apresentação da versão Beta do AMÁLIA, o primeiro modelo de linguagem em larga escala em português de Portugal. O projeto do AMÁLIA é liderado pela AMA e FCT, e o desenvolvimento e treino do modelo está a cargo de um consórcio liderado pelos centros de investigação do Instituto Superior Técnico e da Universidade de Lisboa e composto também pela Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e Universidade do Minho. A versão Beta será a base para o treino e desenvolvimento de versões posteriores, que culminará no lançamento da versão multimodal no final do 1º semestre de 2026. Na sua versão final, o AMÁLIA poderá ser utilizado por todos – Empresas, Academia, Administração Pública, entre outros – e poderá ser aplicado a diversos domínios de atividade, através da sua adaptação e treino com dados específicos dos sectores de atuação, como Educação, Saúde, Serviços Públicos, entre outros.
Recorde-se que a AMA cumpriu com sucesso quatro grandes compromissos no âmbito do PRR. Foram assinados 431 protocolos com entidades para alargar a rede de atendimento das Lojas e Espaços Cidadão, foi lançado o portal gov.pt, criada a app gov.pt com novas funcionalidades e divulgado o Portal dos Territórios Inteligentes.
Com este desígnio, o futuro da Administração Pública em Portugal será mais ágil, digital e próximo dos cidadãos, com um atendimento suportado por múltiplos canais, simplificando a vida de todos os cidadãos.
Durante a sessão de abertura do evento "PRR: a acelerar a inovação em Portugal", a Presidente da AMA, Sofia Mota, destacou o papel crucial da colaboração institucional na construção de uma Administração Pública mais moderna, digital e centrada nas pessoas. "A AMA tem contado com a colaboração inestimável de todos os parceiros institucionais, das autarquias, das entidades públicas e privadas e dos profissionais que, diariamente, contribuem para a transformação digital do país. Este caminho tem sido percorrido em estreita parceria, sempre com um objetivo comum: garantir serviços públicos mais eficientes, acessíveis e inovadores para todos os cidadãos e empresas. O sucesso das metas que hoje assinalamos é o reflexo da dedicação e do compromisso coletivo", afirmou.