Asset Publisher

Back

ENTI participou em Conferência Internacional sobre Territórios Inteligentes

A Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI) integrou a participação da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) na III Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados (CIPPCD 2025), uma iniciativa promovida pela Rede Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados (RP3CD) e organizada pela Universidade de Aveiro. O evento decorreu entre os dias 19 e 21 de maio, no âmbito da Semana Aberta do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT).

 

Com o tema "Territórios Inteligentes", a conferência tinha como objetivo explorar o papel da ciência dos dados na conceção, na implementação e na avaliação de políticas públicas que promovam territórios mais eficientes, sustentáveis e socialmente equilibrados. A iniciativa pretendia reforçar a articulação territorial, a eficiência na gestão de recursos, o equilíbrio ambiental e a maior participação dos cidadãos nos processos de decisão. 

 

O programa da conferência incluiu a apresentação de mais de 130 trabalhos científicos, bem como workshops, laboratórios, sessões plenárias e mesas redondas que reúnem especialistas, investigadores, técnicos e decisores políticos. As áreas temáticas exploradas foram desde cidades inteligentes e sustentáveis, dados abertos e big data, até inteligência artificial, governança e modelos de desenvolvimento urbano e regional sustentável.

 

A participação da AMA incluiu intervenções em duas mesas-redondas temáticas, agendadas para o dia 20 de maio. Durante a manhã, o Vogal do Conselho Diretivo da AMA, João Roque Fernandes, foi orador na Mesa-Redonda 1, dedicada ao tema "Do Desenho à Decisão: Estratégias para Territórios Inteligentes". Pela tarde, a Mesa-Redonda 2, sob o tema "Da Estratégia à Implementação: Perspetivas e Práticas no Terreno", contou com a participação de Pedro Sarmento, da ENTI.

 

A Universidade de Aveiro, anfitriã do evento, destaca-se pelo seu dinamismo e compromisso científico, reunindo uma comunidade de mais de 13.000 estudantes, mais de 1.000 docentes e 152 investigadores.

 

Com esta participação, a ENTI e a AMA reafirmaram o compromisso com o desenvolvimento de territórios mais inteligentes e resilientes, incentivando a troca de experiências e a partilha de conhecimento entre academia, sociedade e decisores políticos.

 

Saiba mais sobre a CIPPCD 2025