Asset Publisher

Back

Aquisição da Plataforma de Dados Portugal

 

No final do ano passado foi aprovada a Estratégia Nacional dos Territórios Inteligentes e apresentado o modelo de operacionalização do investimento PRR que suporta esta estratégia.

 

Um dos principais investimentos previsto é a aquisição de uma plataforma de gestão urbana nacional, que denominamos Plataforma de Dados Portugal (PDP), e que será disponibilizada aos diversos municípios portugueses como um serviço. A aquisição da PDP incluirá a aquisição de dados, aplicações e diversos serviços associados.

 

Inicialmente estava previsto o lançamento de um concurso público internacional, precedido da realização de uma consulta preliminar. Sem alterar nenhum dos objetivos iniciais, mas de forma a potenciar a aquisição de uma solução mais inovadora e capaz de responder às necessidades dos seus utilizadores, a AMA pretende agora lançar um procedimento de Diálogo Concorrencial, previsivelmente, nos próximos 3 meses.

 

Aproveita-se esta oportunidade para divulgar o relatório da reunião ocorrida a 29/11/2023, onde foi feita a apresentação a empresas e academia do Financiamento PRR – Territórios Inteligentes.

 

A reunião contou com a participação de 40 empresas e 16 estabelecimentos de ensino superior, num total de 115 participantes. Para além da explicação das principais medidas e metas da estratégia, foram apresentados genericamente os modelos de disponibilização previstos para a Plataforma Dados Portugal e Plataformas de Gestão Urbana e as oportunidades e desafios que se colocam aos operadores.

 

Por fim, auscultou-se a assistência quanto às suas dúvidas, preocupações, sugestões e, sobretudo, quanto à capacidade de resposta, por parte do mercado, às exigências da PDP. Concluiu-se que não está disponível uma solução única capaz de cumprir os objetivos da PDP, sendo de esperar a formação de parcerias entre os operadores com vista a integrar valências que hoje são comercializadas em separado.