Asset Publisher

Back

Parlamento Europeu votou a favor da criação de um quadro para a identidade digital da União Europeia

 

O Parlamento Europeu votou a favor da criação de um quadro para a identidade digital da União Europeia (UE), o que constitui um marco significativo na prossecução de um cenário digital mais seguro e acessível. Esta validação vem permitir ao consórcio POTENTIAL acelerar o seu projeto-piloto de grande escala destinado a testar a carteira de identidade digital europeia (EUDIW).

 

Todos os Estados-membros, incluindo os 19 países e a Ucrânia que participam no projeto, estão empenhados em lançar as suas carteiras digitais no prazo de 24 meses após a entrada em vigor dos atos de execução, tal como previsto no regulamento.

 

Este ambiente colaborativo e de permanente inovação tecnológica tem como objetivo garantir um ecossistema de carteiras de identidade digital interoperável, altamente seguro, centrado no utilizador e reconhecido em toda a União Europeia, que permita aos cidadãos da UE aceder de uma forma rápida e simples aos serviços públicos e privados.

 

O projeto POTENTIAL espera que a EUDIW seja testada com êxito em diferentes cenários a nível nacional e transfronteiriço, obedecendo ao Quadro de Arquitetura e Referência (ARF) que estabelece normas comuns e especificações técnicas para os Estados-membros criarem ou adaptarem as suas carteiras.

 

A carteira em forma de app, permitirá aos utilizadores armazenar e gerir facilmente os seus dados e documentos de identificação, mantendo o controlo total sobre a sua privacidade e privilegiando a transparência, a inovação e a segurança. Será gratuita para todos os cidadãos europeus.