Asset Publisher

Back

Apresentação do Novo Modelo de Atendimento, Marca Cidadão e Novo Cartão de Cidadão

 

Sob o mote "Nova Geração de Serviços Públicos: +Próximos, +Ágeis, +Conectados", a AMA apresentou o Novo Modelo de Atendimento, a Marca Cidadão e o Novo Cartão de Cidadão, uma nova experiência de contacto com o Estado, totalmente integrada, moderna e digital, colocando as pessoas no centro. A apresentação decorreu no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, no ano em que se assinalam 25 anos desde a abertura da primeira Loja de Cidadão em Portugal

 

O Novo Modelo de Atendimento assenta num serviço integrado das várias entidades da Administração Pública num único local, físico ou digital, onde os cidadãos (a título individual ou empresarial) podem resolver as suas questões com o mínimo de esforço e tempo.

 

Numa abordagem omnicanal, que significa que os cidadãos podem interagir com os serviços públicos de forma conveniente e de acordo com as suas preferências e necessidades, este novo modelo reduz a burocracia e elimina a necessidade de fornecer repetidamente as mesmas informações, através de serviços integrados e eficientes. Para o conseguir é dado destaque à interoperabilidade, nomeadamente à integração de sistemas e dados entre diferentes entidades da administração pública, promovendo uma experiência mais segura e eficiente para os cidadãos.

 

Esta uniformização da experiência do cidadão em todos os canais e serviços, materializa-se numa nova app e um novo portal desenvolvido em colaboração entre entidades da Administração Pública, com coordenação da AMA, que irá reunir todos os serviços. O atual ePortugal tornar-se-á assim ainda mais transacional, surgindo como o principal ponto de acesso digital para os cidadãos interagirem com a Administração Pública. A nova versão do portal, designado de "Cidadão", integrará mais serviços e terá uma nova experiência de utilização.

 

A app "Cidadão", por sua vez, vai agregar todas as APP do Estado permitindo realizar os serviços mais procurados através do telemóvel e, no futuro, permitirá também o acesso a documentos de identidade em formato digital.

 

A par com a priorização do digital, a AMA transpõe a mais recente tecnologia para o atendimento presencial. Integrando a Inteligência Artificial Generativa para facilitar a interação entre cidadãos e entidades públicas e humanizar ainda mais os serviços públicos, lança uma nova geração de Lojas e Espaços Cidadão com balcões únicos e integrados, oferecendo uma vasta gama de serviços de diferentes entidades. Com este novo modelo, já não precisam de saber qual a entidade responsável pelo seu problema, deixando essa articulação do lado do estado Estado que se organiza para prestar um serviço cada vez mais simples e integrado. Essas novas Lojas e Espaços incluirão, também, a integração do canal telefónico e da videochamada.

 

Por forma a manter os serviços públicos flexíveis e adaptáveis, capazes de se ajustar às necessidades específicas de cada cidadão, vão ser lançadas as Lojas Móveis Digitais, carrinhas elétricas itinerantes que funcionam como balcões de atendimento. Estas lojas vão percorrer as freguesias, permitindo uma maior proximidade da população que se encontra mais afastada dos centros urbanos, evitando a necessidade de deslocação. E também as Lojas Pop-up que funcionam como "desbloqueadores" de determinados pedidos ou situações de grande afluência em certas zonas do país, oferecendo um conjunto de serviços públicos rápidos e de grande procura, diminuindo a sobrecarga das atuais lojas físicas.

 

Em linha com este momento de viragem e inovação, a AMA, em conjunto com o IRN e a INCM, apresenta também o novo Cartão do Cidadão, renovando o documento que identifica os portugueses há 17 anos.

 

Com novas funcionalidades digitais, tecnologia contactless, segurança reforçada e um novo design, o Cartão de Cidadão foi renovado para atender às normas europeias relativas aos documentos de identificação dos cidadãos da União Europeia, definidas no regulamento EU 2019/1157 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de junho.

 

Entre os novos elementos incorporados está o reforço da segurança física, destacando-se um fundo anti cópia, elementos visíveis apenas por ultravioleta, uma janela transparente feita de um material inovador que muda de cor consoante o fundo. Na componente eletrónica, foi introduzida maior segurança à informação presente no cartão e à utilização, pelo cidadão, dos seus certificados digitais.