Asset Publisher
ENTI participou em Conferência Internacional sobre Territórios Inteligentes
2025-05-22
ENTI participou em Conferência Internacional sobre Territórios Inteligentes
2025-05-22
A Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI) integrou a participação da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) na III Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados (CIPPCD 2025), uma iniciativa promovida pela Rede Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados (RP3CD) e organizada pela Universidade de Aveiro. O evento decorreu entre os dias 19 e 21 de maio, no âmbito da Semana Aberta do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT).
Com o tema "Territórios Inteligentes", a conferência tinha como objetivo explorar o papel da ciência dos dados na conceção, na implementação e na avaliação de políticas públicas que promovam territórios mais eficientes, sustentáveis e socialmente equilibrados. A iniciativa pretendia reforçar a articulação territorial, a eficiência na gestão de recursos, o equilíbrio ambiental e a maior participação dos cidadãos nos processos de decisão.
O programa da conferência incluiu a apresentação de mais de 130 trabalhos científicos, bem como workshops, laboratórios, sessões plenárias e mesas redondas que reúnem especialistas, investigadores, técnicos e decisores políticos. As áreas temáticas exploradas foram desde cidades inteligentes e sustentáveis, dados abertos e big data, até inteligência artificial, governança e modelos de desenvolvimento urbano e regional sustentável.
A participação da AMA incluiu intervenções em duas mesas-redondas temáticas, agendadas para o dia 20 de maio. Durante a manhã, o Vogal do Conselho Diretivo da AMA, João Roque Fernandes, foi orador na Mesa-Redonda 1, dedicada ao tema "Do Desenho à Decisão: Estratégias para Territórios Inteligentes". Pela tarde, a Mesa-Redonda 2, sob o tema "Da Estratégia à Implementação: Perspetivas e Práticas no Terreno", contou com a participação de Pedro Sarmento, da ENTI.
A Universidade de Aveiro, anfitriã do evento, destaca-se pelo seu dinamismo e compromisso científico, reunindo uma comunidade de mais de 13.000 estudantes, mais de 1.000 docentes e 152 investigadores.
Com esta participação, a ENTI e a AMA reafirmaram o compromisso com o desenvolvimento de territórios mais inteligentes e resilientes, incentivando a troca de experiências e a partilha de conhecimento entre academia, sociedade e decisores políticos.
Saiba mais sobre a CIPPCD 2025.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
AI4PA: Faro e Évora integram roteiro nacional de transformação digital
2025-05-19
AI4PA: Faro e Évora integram roteiro nacional de transformação digital
2025-05-19

Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
AMA esteve na Feira de Emprego do IGOT
2025-05-16
AMA esteve na Feira de Emprego do IGOT
2025-05-16
A AMA marcou presença na III Feira de Emprego da Associação de Estudantes do IGOT, através da Divisão de Pessoas e Desenvolvimento, acompanhada pela Equipa de Dados e Inteligência Artificial a apresentar a ENTI, o LabX e a Equipa de Marketing e Comunicação que realizou uma ação de capacitação digital. Ao longo dos dois dias, foram apresentadas as diferentes áreas de atuação da AMA, desde a gestão de identidade digital até à inovação nos serviços públicos, passando pelo desenvolvimento tecnológico e metodologias centradas no cidadão. A participação serviu também para esclarecer dúvidas sobre os nossos processos de recrutamento e as ofertas que temos em aberto.
O stand da AMA destacou-se pela abordagem informal e próxima, num ambiente onde se falou de talento e futuro. Foram apresentadas iniciativas como a Academia AMA, os programas de estágio e os benefícios de integrar uma organização que aposta num modelo de trabalho híbrido, colaborativo e orientado para a missão de tornar o Estado mais digital, inclusivo e eficiente.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
Portal Mais Transparência lança área dedicada aos beneficiários e projetos do Portugal 2030
2025-05-13
Portal Mais Transparência lança área dedicada aos beneficiários e projetos do Portugal 2030
2025-05-13
O Portal Mais Transparência tem disponível uma nova área com conteúdos dedicados à aplicação dos fundos europeus do Portugal 2030.
Esta nova secção foi criada para proporcionar aos cidadãos uma visão detalhada sobre os beneficiários e projetos financiados no âmbito do Portugal 2030, promovendo uma compreensão mais profunda sobre o uso dos fundos públicos.
O novo espaço permite o acesso a informação clara e estruturada sobre as tipologias de beneficiários e de projetos, bem como valores dos apoios.
Os cidadãos podem ainda aceder a dados detalhados, incluindo a origem do financiamento, o aviso de candidatura e a distribuição geográfica.
A informação agora divulgada tem como base os dados abertos fornecidos pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) através do dados.gov.pt, o portal de dados abertos da Administração Pública.
Esta nova área reforça a longa parceria entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C), na evolução do Portal Mais Transparência, uma plataforma digital gerida pela AMA, que continua a afirmar-se como um instrumento inovador ao serviço dos cidadãos, reconhecido internacionalmente e distinguido com o selo de ouro de acessibilidade e usabilidade.
Saiba mais em transparencia.gov.pt.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
Jovens já podem subscrever publicações digitais gratuitas no gov.pt
2025-05-12
Jovens já podem subscrever publicações digitais gratuitas no gov.pt
2025-05-12
Já está disponível no portal gov.pt a adesão ao Programa de Assinaturas Digitais Gratuitas para Jovens. Todos os jovens entre os 15 e os 18 anos, inclusive, podem agora efetuar o pedido da sua assinatura digital gratuita através da página disponível no gov.pt.
Cada jovem poderá escolher uma publicação periódica nacional de caráter generalista ou económico, entre os meios de comunicação social aderentes ao programa: Correio da Manhã, Diário de Notícias, ECO, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal Económico, Observador, Público, Sábado, Vida Económica e Visão. A assinatura será válida por dois anos sem custos para os jovens.
A inscrição no programa, bem como a escolha da publicação digital, deve ser realizada diretamente pelo beneficiário, sendo permitida uma única adesão por pessoa. O processo de adesão requer autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital. Caso não tenha, pode ativar a Chave Móvel Digital na aplicação gov.pt ou em qualquer Espaço Cidadão.
Esta medida insere-se no âmbito do Plano de Ação para a Comunicação Social (PACS) e tem como objetivo promover a literacia mediática e digital, combater a desinformação e incentivar os hábitos de leitura e o espírito crítico entre os jovens. O formato digital da medida também reforça o compromisso com a transição digital e a sustentabilidade.
O programa é coordenado pela Estrutura de Missão #PortugalMediaLab, em parceria com os meios de comunicação social aderentes e com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA). Encontra-se em vigor até 31 de dezembro de 2025, com um investimento total de 5,9 milhões de euros, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Para mais informações e adesão, aceda: Subscrever jornais ou revistas através do programa de oferta de assinaturas digitais para jovens - gov.pt.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação