Lançamento do primeiro chatbot com avatar e tecnologia Azure OpenAI para os cidadãos na sua interação digital com os serviços públicos portugueses
Assistente Virtual para apoiar os cidadãos em tempo real
Foi apresentado, hoje, dia 26 de maio, o Assistente Virtual com avatar, para apoiar os cidadãos, em tempo real, na realização de serviços no portal de serviços públicos ePortugal.
O evento decorreu esta manhã, no Centro Cultural de Belém, e contou com a participação de especialistas do setor público e privado, com destaque para as presenças do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e do Presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), João Dias, responsável pela apresentação desta solução que representa um marco significativo na transformação digital dos serviços públicos, em Portugal, e um dos elementos da nova estratégia do atendimento do futuro que a AMA está a desenvolver.
O Assistente Virtual é o resultado de uma colaboração entre a AMA e diversas entidades privadas, numa parceria que possibilitou a criação de uma solução inovadora de Inteligência Artificial para o setor público português. Trata-se de uma Assistente Virtual para guiar o cidadão na sua interação digital com os serviços públicos, tirando partido de voz e de processamento de linguagem natural. Além de promover uma maior aproximação entre o Estado e os cidadãos, trata-se de uma solução inovadora, que adiciona um avatar com voz em língua portuguesa aos canais de comunicação com o setor público.
A solução está alojada na Cloud da Microsoft, assente no modelo GPT 3.5 turbo – o mesmo que serve de base ao ChatGPT, da OpenAI –, capaz de reconhecer voz e escrita em português, respondendo através de voz e texto, devido ao uso de Azure Cognitive Search e Azure Cosmos DB, que permitem a pesquisa sobre a base de conhecimento da CMD, apresentando um avatar realista com sincronização dos movimentos da boca com o áudio gerado pela solução de Text to Speech. Com a sua utilização, é possível garantir aos cidadãos um atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, conectando-os à Chave Móvel Digital (CMD) por meio de dispositivos móveis, telefones e computadores.
Estando ainda numa fase Beta, este assistente virtual tem a CMD como serviço piloto para o uso desta tecnologia, que será transversal a todos os serviços públicos ao longo dos próximos tempos.
Esta solução teve como parceiro a Microsoft, a quem se juntou, a Defined.AI, que desenvolveu o modelo de voz otimizado para português e articulou o desenvolvimento do avatar com uma startup especializada em inteligência artificial, a Daredata, responsável pela integração e implementação do piloto.
O evento foi transmitido em direto no canal do Youtube da AMA, estando disponível no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=9LgMloL-Ne4.