Jovens já podem subscrever publicações digitais gratuitas no gov.pt
Já está disponível no portal gov.pt a adesão ao Programa de Assinaturas Digitais Gratuitas para Jovens. Todos os jovens entre os 15 e os 18 anos, inclusive, podem agora efetuar o pedido da sua assinatura digital gratuita através da página disponível no gov.pt.
Cada jovem poderá escolher uma publicação periódica nacional de caráter generalista ou económico, entre os meios de comunicação social aderentes ao programa: Correio da Manhã, Diário de Notícias, ECO, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal Económico, Observador, Público, Sábado, Vida Económica e Visão. A assinatura será válida por dois anos sem custos para os jovens.
A inscrição no programa, bem como a escolha da publicação digital, deve ser realizada diretamente pelo beneficiário, sendo permitida uma única adesão por pessoa. O processo de adesão requer autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital. Caso não tenha, pode ativar a Chave Móvel Digital na aplicação gov.pt ou em qualquer Espaço Cidadão.
Esta medida insere-se no âmbito do Plano de Ação para a Comunicação Social (PACS) e tem como objetivo promover a literacia mediática e digital, combater a desinformação e incentivar os hábitos de leitura e o espírito crítico entre os jovens. O formato digital da medida também reforça o compromisso com a transição digital e a sustentabilidade.
O programa é coordenado pela Estrutura de Missão #PortugalMediaLab, em parceria com os meios de comunicação social aderentes e com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA). Encontra-se em vigor até 31 de dezembro de 2025, com um investimento total de 5,9 milhões de euros, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Para mais informações e adesão, aceda: Subscrever jornais ou revistas através do programa de oferta de assinaturas digitais para jovens - gov.pt.