Curso de Identificação Eletrónica (eID) e Certificação Eletrónica

Curso de Identificação Eletrónica (eID) e Certificação Eletrónica

Gratuito e aberto a profissionais da Administração Pública e público em geral

Curso de Identificação Eletrónica (eID) e Certificação Eletrónica

O Instituto Nacional de Administração (INA, I.P), o Gabinete Nacional de Segurança (GNS), o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER), a Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA) e a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) desenvolveram em conjunto o Curso de Identificação Eletrónica (eID) e Certificação Eletrónica, uma formação destinada aos profissionais da Administração Pública e público em geral, com o objetivo de informar, sensibilizar e consciencializar para as temáticas da certificação eletrónica.

Este curso é gratuito e estará disponível de 28 de fevereiro a 19 de dezembro na plataforma NAU. Tem a duração de uma hora e é realizado em formato online.

A Identificação e Certificação Eletrónica desempenham um papel crucial na construção de uma sociedade digital segura e eficiente. O seu uso proporciona aos cidadãos a confiança necessária para realizar transações e atividades online, que trazem ganhos na agilização dos processos, redução da burocracia e garantia da autenticidade e integridade das informações eletrónicas.

Quem frequentar esta formação vai aprender como tirar partido das possibilidades dadas pelo Estado Português no âmbito das temáticas da certificação eletrónica, tais como a identificação e a assinatura eletrónica, através do Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital e serviços de confiança fornecidos pela Entidade Certificadora Comum do Estado. Por seu turno, esta aprendizagem visa, em última instância, que os próprios profissionais da Administração Pública sejam, junto da população em geral, promotores desta mensagem das possibilidades e dos benefícios do uso da certificação eletrónica no seu dia-a-dia.

O curso está organizado em 6 módulos, que abordam temáticas como: o enquadramento legal geral, o Sistema de Certificação Eletrónica do Estado, o Certificado Digital, uma PKI (Infraestrutura de Chave Pública) e reconhecer as suas componentes, as Normas de Qualificação de Prestadores de Serviços de Confiança e o papel dos Organismos de Avaliação da Conformidade.

Este curso está inserido num programa de formação composto por mais três cursos sobre esta temática, que serão anunciados brevemente. O programa é uma resposta estratégica à importância crescente da segurança cibernética e eficiência na administração pública, refletindo esta iniciativa um compromisso, assumido pelas entidades parceiras, em impulsionar a transformação digital e promover práticas seguras na era digital.

Inscreva-se e garanta já o seu lugar.

ePortugal celebra 5 anos com mais de 97 milhões de acessos

ePortugal celebra 5 anos com mais de 97 milhões de acessos

Desde o seu lançamento, registaram-se 10 milhões de autenticações e estão disponíveis mais de 2.200 serviços

ePortugal celebra 5 anos com mais de 97 milhões de acessos

Hoje, dia 14 de fevereiro, sopramos as velas do 5º aniversário do ePortugal. São 5 anos a disponibilizar serviços, a simplificar a linguagem e a melhorar o dia-a-dia dos cidadãos e empresas.

O ePortugal é intuitivo, inclusivo e informativo e procura facilitar, cada vez mais, o relacionamento entre pessoas, empresas e a Administração Pública.

Desde a sua criação, em fevereiro de 2019, conta com mais de 97 milhões de acessos e 630 mil utilizadores registados para aceder aos mais de 2.200 serviços disponíveis, mantendo a missão de facilitar cada vez mais o relacionamento entre pessoas, empresas e a Administração Pública.

No ePortugal existem vários recursos para o esclarecimento de dúvidas, como: apoio por telefone, e-mail ou videochamada e, assistente virtual com recurso a Inteligência Artificial que apoia a navegação e que pode ajudar, por exemplo, na alteração de morada. Este serviço inovador já permitiu a realização por chatbot de mais de 1 milhão de conversas desde o seu lançamento em maio de 2023.

Enquanto principal ponto de entrada de cidadãos e empresas no acesso a serviços públicos em Portugal, construído de acordo com as suas necessidades, o ePortugal conta atualmente com mais de 610 entidades representadas e fornece informação sobre os seus serviços de forma prática e cómoda, minimizando deslocações e evitando tempos de espera prolongados.

Entre os serviços que podem ser realizados através do ePortugal estão a renovação e alteração de morada do Cartão de Cidadão, serviços de criação de empresa e pedidos de licenciamento de atividade económica, a geração de comprovativos de dados pessoais, como morada ou dados de identificação, e a obtenção de senhas digitais para ir à Loja de Cidadão.

Em cinco anos de existência, o portal já registou: 

1.7 milhões de alterações de morada do Cartão de Cidadão no ePortugal;
10 milhões de autenticações efetuadas;
670 mil renovações de Cartão de Cidadão;
640 mil serviços empresa.

O ePortugal, que está otimizado para ser utilizado através de qualquer dispositivo com acesso à internet, computador, smartphone ou tablet, em eportugal.gov.pt, destaca-se pelo seu cariz inovador e linguagem clara e simples, para ser acessível para todos.

Este portal veio substituir o antigo Portal do Cidadão, integrando todos os serviços que se encontravam no Portal do Cidadão e no Balcão do Empreendedor. A evolução para o ePortugal decorreu de uma medida SIMPLEX+ 2017 com o objetivo de organizar as informações e serviços eletrónicos em torno de eventos de vida das pessoas e empresas.

AMA adota Inteligência Artificial (IA) para impulsionar a produtividade

AMA adota Inteligência Artificial (IA) para impulsionar a produtividade

A aposta pioneira na Administração Pública tem como objetivo otimizar o tempo gasto pelos colaboradores em tarefas rotineiras e permitir-lhes agregar mais valor dentro das suas equipas

AMA adota Inteligência Artificial (IA) para impulsionar a produtividade

A AMA reforça a sua posição na vanguarda da inovação ao adotar o novo Copilot para Microsoft 365 nas ferramentas disponibilizadas aos colaboradores, tornando-se uma das primeiras entidadespúblicas a incorporar internamente esta tecnologia avançada.

O Copilot combina o poder dos Grandes Modelos de Linguagem com os dados do Microsoft Graph – calendário, e-mailschats, documentos, reuniões e mais – e as apps do Microsoft 365 e tem o potencial de melhorar significativamente a produtividade dos colaboradores ao automatizar tarefas e disponibilizar ferramentas para facilitar a análise de dados e a tomada de decisões.

Para o Presidente da AMA, João Dias "a adoção pioneira do Copilot representa o nosso compromisso contínuo com a inovação. Estamos focados em consolidar a nossa posição na vanguarda da transformação digital, utilizando tecnologias avançadas que impulsionam a produtividade e a excelência de processos. Neste contexto, sublinhamos a importância da eficiência, pois o tempo poupado com processos rotineiros é, sem dúvida, tempo ganho para inovar. Esta ferramenta aprimora a eficiência dos nossos colaboradores e reforça o nosso papel como líderes na adoção de soluções tecnológicas de ponta."

Para Andrés Ortolá, Diretor-Geral da Microsoft Portugal, "Copilot para Microsoft 365 tem o poder de revolucionar a forma como trabalhamos, capacitando as pessoas para se focarem no que realmente importa e ajudar no progresso das suas organizações. Estamos muito entusiasmados por disponibilizar esta tecnologia à AMA, uma organização que tem liderado a adoção, em Portugal, de IA generativa. Estamos muito orgulhosos de apoiar esta jornada de inovação e ajudar a AMA a atingir o seu objetivo de fornecer melhores serviços digitais aos cidadãos portugueses". 

Ao assumir a dianteira tecnológica, a AMA consolida o seu papel como impulsionadora da modernização e digitalização em Portugal, reafirmando o seu compromisso em explorar novas fronteiras tecnológicas para o benefício da Administração Pública e da sociedade em geral.