Comissão do Parlamento norueguês em Lisboa

Comissão do Parlamento norueguês em Lisboa

Medidas de Modernização Administrativa estiveram em destaque

Decorreu nos dias 21 e 22 de janeiro, em Lisboa, uma visita de 14 membros da Comissão Permanente do Governo Local e Administração Pública do Parlamento norueguês, com o propósito de conhecer as medidas de modernização administrativa e de transformação digital que Portugal tem vindo a implementar.


Uma das áreas de responsabilidade desta Comissão é efetivamente, o processo de digitalização de serviços públicos (eGovernment). Neste sentido, a visita ficou marcada pela troca de experiências de governação, nomeadamente no que diz respeito a assuntos ligados às áreas da simplificação administrativa e governo digital.


Esta Comissão teve oportunidade de reunir com a Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, e com responsáveis da AMA, perspetivando a modernização do funcionamento do Estado, através de uma política de proximidade com os cidadãos. 

 

Agora, ser mais digital pode dar prémios

Agora, ser mais digital pode dar prémios

Começou o concurso «Mudar é Ganhar»

O MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa é um movimento nacional promovido por várias empresas e entidades públicas e privadas, com o compromisso de incentivar a participação dos portugueses no espaço digital e ajudar a tirar partido dos benefícios associados aos serviços digitais.

Com o objetivo de promover uma utilização digital mais ativa, informada e responsável por parte dos cidadãos, teve inicio o concurso «Mudar É Ganhar», que decorrerá entre 22 de janeiro e 6 de maio.

Sendo uma das entidades parceiras do MUDA, a AMA associou-se a esta iniciativa, atribuindo códigos de participação por serviços ligados à Chave Móvel Digital, ao ePortugal e ao ID.GOV.PT. 

Os códigos, com os quais os utilizadores se podem habilitar a diversos prémios, serão enviados até 15 de abril e deverão ser ativados após a sua receção.

Toda a informação sobre o concurso, incluindo os respetivos prémios e serviços elegíveis para a receção de códigos, podem ser consultadas em mudareganhar.pt.

Open Government Partnership: a rede que une esforços para melhorar os serviços públicos

Open Government Partnership: a rede que une esforços para melhorar os serviços públicos

VII Reunião da Rede Nacional de Administração Aberta fez o balanço dos 8 Compromissos

Rede Nacional de Administração Aberta realizou, hoje, a VII Reunião na sede da Agência para a Modernização Administrativa, e contou com a presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e dos seus membros.

A Rede visa garantir compromissos concretos dos governos para promover a transparência, fomentar a participação pública, combater a corrupção, utilizando as novas tecnologias para fortalecer a democracia participativa.

Nesta reunião foi feito o ponto de situação relativamente aos 8 Compromissos inscritos no I Plano de Ação Nacional de Administração Aberta, alargando o debate a outras temáticas que envolvem todo o processo de transição digital.

A agenda incidiu, também, na apresentação de ideias e sugestões tendo como ponto de partida o estado de desenvolvimento atual de cada Compromisso.