1.º workshop de IA no setor público, no âmbito da AI watch

1.º workshop de IA no setor público, no âmbito da AI watch

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a AMA representou Portugal neste evento

 

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a AMA representou Portugal no 1.º workshop dedicado à Inteligência Artificial (IA) no setor público, no âmbito da iniciativa AI watch – Serviço da Comissão Europeia para monitorizar o desenvolvimento, adesão e impacto da IA na Europa. 

 

O evento, que contou com cerca de 50 participantes, entre Estados-membros, Academia e ONG dedicadas ao tema, deu o pontapé de saída para a construção de um modelo que pretende avaliar o impacto da utilização de inteligência artificial no desenvolvimento de serviços públicos.
Em Portugal, já estão disponíveis alguns exemplo dessa utilização, como no portal nacional de serviços públicos, ePortugal, onde é possível pedir informações e realizar serviços através do Sigma, o assistente virtual baseado em Inteligência Artificial.

ePortugal, um ano consigo

ePortugal, um ano consigo

O 14 de fevereiro de 2019 não era apenas mais um dia de São Valentim, era também o dia de apresentação do ePortugal.

 

O 14 de fevereiro de 2019 não era apenas mais um dia de São Valentim, era também o dia de apresentação do ePortugal. Um novo portal de serviços públicos vinha substituir o Portal do Cidadão, que durante quase 15 anos tinha sido porta de entrada para os serviços públicos online. Mais digital, mais acessível e mais inclusivo, o ePortugal vinha facilitar ainda mais o relacionamento entre os cidadãos e a Administração Pública.

E rapidamente passou um ano. Com um índice de satisfação de cerca de 60% por parte dos utilizadores, há ainda muito para fazer, mas a viagem do ePortugal está ainda a começar. Mais de 9 milhões de sessões no portal, mais de 20 milhões de visualizações de páginas, mais de 125 mil utilizadores registados. São estes os números que deixam o ePortugal de parabéns e que demonstram que o esforço de quem nele trabalha tem mesmo valido a pena. 

 

 

 

 

Já abriu a Loja de Cidadão de Alvaiázere

Já abriu a Loja de Cidadão de Alvaiázere

Neste mesmo dia, entra também em funcionamento o Espaço Cidadão do município de Vendas Novas

 


O mês de fevereiro arranca com mais serviços públicos ao dispor dos cidadãos. A partir de hoje, há mais uma Loja de Cidadão na Região Centro, que já está de portas abertas para auxiliar na realização de serviços públicos e privados. A Loja de Cidadão de Alvaiázere está localizada no rés-do-chão do edifício do tribunal, com equipamentos modernos, que chegam para proporcionar maior conforto aos cidadãos, com a possibilidade de tratarem vários assuntos, no mesmo local, economizando tempo em deslocações.

A Loja de Cidadão de Alvaiázere conta com os serviços da Autoridade Tributária, do Instituto dos Registos e Notariado, do Município de Alvaiázere, da Segurança Social e do Espaço Cidadão.

Neste mesmo dia, foi também inaugurado o Espaço Cidadão do município de Vendas Novas, que se encontrava em funcionamento desde dezembro de 2019. Está localizado na Biblioteca Municipal e a cerimónia conta com a presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e da Ministra da Cultura, Graça Fonseca. À data de hoje, são 633 Espaços Cidadão espalhados pelo país numa lógica que reflete a intenção de aproximar, cada vez mais, os cidadãos dos vários serviços públicos.

A oferta e qualidade do atendimento presencial é ainda reforçada na Loja de Cidadão de Leiria onde será integrado um novo serviço, o Balcão Único de Atendimento, gerido pela Câmara Municipal de Leiria. Neste espaço, será possível tratar de assuntos ligados ao Urbanismo, bem como assuntos de atendimento geral. O Balcão Único de Atendimento funcionará das 9h00 às 16h00.