Primeiro Espaço Cidadão numa unidade de saúde

Primeiro Espaço Cidadão numa unidade de saúde

Fica no Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães

 

Foi hoje inaugurado o Espaço Cidadão (EC) do Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG), o primeiro localizado numa Unidade de Saúde e o vigésimo primeiro situado naquele município, num total de 98 no distrito.

A instalação deste EC permite que a comunidade hospitalar e os seus utentes possam ter acesso a diversos serviços públicos de forma mais cómoda e compatível com as rotinas de trabalho. Nos primeiros dias de funcionamento, os serviços mais procurados foram alteração da morada no Cartão de Cidadão e o registo e assinatura com Chave Móvel Digital.

Ainda na zona norte do País, foi também hoje inaugurado o Espaço Cidadão de Lanheses, em Viana do Castelo.

Atualmente, estão em funcionamento 783 EC (4 em consulados), estando prevista a instalação, ainda em 2021, de mais 15. Ao todo, 718 freguesias dispõem deste serviço de proximidade e 12 municípios têm EC móveis. Há ainda 9 municípios com EC instalados em bibliotecas. 

 

Lojas de Cidadão com horário alargado

Lojas de Cidadão com horário alargado

Iniciativa vai decorrer até 28 de fevereiro de 2022

As Lojas de Cidadão vão continuar com horário alargado e a disponibilizar mais atendimentos relacionados com a renovação e entrega de documentos. Esta medida deve-se ao facto de os documentos expirados a partir de 24 de fevereiro de 2020 só serem aceites até final do ano.

Entre 27 de novembro e 28 de fevereiro, algumas Lojas de Cidadão e balcões do Instituto de Registos e Notariado (IRN) vão ter horários alargados para a realização dos seguintes serviços:

Renovação e levantamento do Cartão de Cidadão;
Pedidos, renovação e levantamento de passaportes.

Vão passar a funcionar de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 15h, os seguintes pontos de atendimento:

  • Loja de Cidadão das Laranjeiras
  • Loja de Cidadão de Marvila
  • Loja de Cidadão de Odivelas
  • Loja de Cidadão do Porto
  • Loja de Cidadão de Vila Nova de Gaia
  • Loja de Cidadão de Coimbra
  • Loja de Cidadão de Braga
  • Loja de Cidadão de Faro
  • Balcões do IRN no Campus da Justiça, em Lisboa.
     

Caso queira deslocar-se a uma destas Lojas e balcões, pode pesquisar pela Loja de Cidadão que pretende na página «Locais de Atendimento de Serviços Públicos» e tirar uma senha digital.

Renovação automática do Cartão de Cidadão vai continuar

Para quem tiver mais de 25 anos e os dados biométricos estiverem atualizados, pode continuar a optar pela renovação automática do Cartão de Cidadão. Recebe em casa a carta PIN para pagar a renovação, 60 dias antes do fim do prazo de validade do documento. O envio do Cartão de Cidadão é feito igualmente por correio.

Até ao momento, já foram renovados automaticamente mais de 600 mil cartões. O IRN já está a enviar cartas PIN referentes a Cartões de Cidadão que vão caducar em janeiro.

"Casa Aberta": 50 mil atendimentos para Cartão de Cidadão e Passaporte

Nos 8 sábados que durou a operação "Casa Aberta", de 2 de outubro a 20 de novembro, foram realizados cerca de 50 mil atendimentos relacionados com o Cartão de Cidadão e passaporte. Os balcões de nove Lojas de Cidadão e do Campus da Justiça estiveram em funcionamento entre as 9h e as 22h.

Houve ainda um aumento do recurso às senhas digitais entre quem recorreu à modalidade "Casa Aberta", com 14% das pessoas a obter senha para o atendimento presencial de forma remota, através do portal ePortugal ou da app Mapa de Cidadão.

Fonte: ePortugal

 

LabX vence Prémios EPSA 2021

LabX vence Prémios EPSA 2021

A app id.gov.pt foi, também, distinguida com um Certificado de Boas Práticas

Os vencedores dos Prémios EPSA 2021 foram, hoje, divulgados através de uma sessão que decorreu via Zoom e que teve transmissão no Youtube do European Institute of Public Administration (EIPA).

O LabX foi o grande vencedor dos prémios EPSA 2021 na categoria «Innovative Public Administration». Em adição, de salientar, ainda, que a app id.gov.pt foi distinguida com um «Certificado de Boas Práticas» neste mesmo evento.

Nesta sessão marcaram presença a Presidente do Conselho Diretivo da AMA, Fátima Madureira, a Diretora do Centro para a Inovação no Setor Público (LabX), Elsa Belo, e a Chefe de Equipa das Relações Internacionais da AMA, Cláudia Barroso.