Asset Publisher

Back

Espaço Cidadão Solidário chega às Unidades Hospitalares

 

No dia 17 de maio foi celebrado um protocolo entre a AMA e diversas entidades de saúde. A apresentação oficial decorreu no grande auditório do INFARMED, no Parque de Saúde de Lisboa. A abertura da cerimónia protocolar contou as intervenções do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ventura Ramos, e do Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro.

 

O Programa Simplex + conta com várias medidas emblemáticas na área da saúde e, com o intuito de dar a conhecer os novos desenvolvimentos de algumas dessas, formou-se um painel de convidados composto por Ricardo Mestre, da Administração Central do Sistema de Saúde, Henrique Martins, dos SPMS e Carina Adriano, do INFARMED.

 

De seguida, foi apresentado o novo conceito do Espaço Cidadão Solidário Hospitalar. Trata-se de um espaço de atendimento digital mediado, cujo funcionamento será efetuado com recurso a kits portáteis, que funciona em centros de dia, estruturas residenciais para pessoas idosas, lares residenciais e misericórdias, no qual são prestados serviços que compõem o catálogo do Espaço Cidadão. A partir de agora, o Espaço Cidadão Solidário passa a estar disponível em cinco unidades hospitalares, nomeadamente na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE, Centro Hospitalar de Leiria, Hospital Garcia de Orta, E.P.E., Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE e no Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

 

No decorrer da sessão, a vogal do Conselho Diretivo da AMA, Sara Carrasqueiro, apresentou o Sistema de Certificação de Atributos Profissionais (SCAP), com especial aplicação aos diversos organismos públicos de saúde.

 

O encerramento ficou a cargo da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e da Ministra da Saúde, Marta Temido. 

 

Com a assinatura dos vários protocolos, a Chave Móvel Digital passa a estar presente no dia-a-dia dos profissionais de saúde, que contam com esta ferramenta, tanto para os processos de autenticação, como para a assinatura de documentos.