Asset Publisher

Back

AMA representada no projeto QualiChain

A Agência para a Modernização Administrativa participa no projeto QualiChain através da equipa do Centro de Competências Digitais da Administração Pública (TicAPP). 

Um dos principais avanços tecnológicos protagonizados por esta equipa, liderada por Sofia Mota, é o processo de recrutamento. O TicAPP recorre à tecnologia blockchain, permitindo que a AMA consiga validar a autenticidade das qualificações dos candidatos. O objetivo passa por tornar os processos de verificação das qualificações mais simples e eficientes.

Numa entrevista concedida ao site oficial do projeto, Sofia Mota, aproveitou para destacar, entre outras coisas, «o papel fundamental do QualiChain para garantir uma melhor integração no mercado de trabalho, reforçando a confiança entre as empresas, cidadãos e instituições (...), ao mesmo tempo que reduz o esforço para processar a verificação das qualificações». 

O QualiChain visa encontrar soluções para as exigências do dia-a-dia, explorando o potencial da tecnologia blockchain, técnicas algorítmicas e inteligência computacional para o fornecimento de um conjunto de serviços de base, tais como, o arquivo e verificação de qualificações académicas ou certificações, e gestão de competências incluindo o Recrutamento, Avaliação e Desenvolvimento de competências e informação de apoio à decisão.

A entrevista pode ser consultada na íntegra aqui.