Asset Publisher

Back

Conferência «Digital Nations» reúne líderes digitais em Montevideu

 

A AMA representa Portugal no grupo Digital Nations (anteriormente designado D9) e participou na conferência anual, que decorreu nos dias 5 e 6 de novembro, em Montevideu, no Uruguai.

 

O Digital Nations é constituído pelo Canadá, Coreia do Sul, Estónia, Israel, México, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Uruguai e Dinamarca. Este grupo tem como objetivo a partilha de melhores práticas, identificação de potenciais melhorias nos serviços digitais dos países membros, e colaboração em projetos comuns que promovam o crescimento das respetivas economias digitais. Temas como a interoperabilidade, identidade digital, dados e inteligência artificial, direitos digitais, abertura e transparência, entre outros que constam na referida Carta de Princípios, são temáticas fundamentais na abordagem adotado pelos diversos países.

 

Em Montevideu, o grupo reconheceu a importância de uma governação de dados integrada, dentro dos seus países e ao nível internacional, de forma a que esta permita antecipar as necessidades dos cidadãos, concorra para uma maior eficiência, e facilite a tomada de decisão e criação de políticas públicas.

 

A participação portuguesa neste grupo prestigiado acresce ao reconhecimento internacional da excelência que o nosso país tem vindo a evidenciar no âmbito do governo digital, patente em diversos exercícios de avaliação internacionais como, por exemplo, o European eGovernment Benchmark (Comissão Europeia), o Digital Evolution Index (The Fletcher School's Institute for Business in the Global Context, Tufts University) ou o United Nations eGov Survey.