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Comissão Europeia publicou os resultados do «European e-Government Benchmark 2019»

 

O eGovernment Benchmark é o instrumento anual da Comissão Europeia para a monitorização da prestação dos serviços públicos online, tendo por base quatro dimensões: serviços centrados no utilizador, transparência, facilitadores tecnológicos e mobilidade transfronteiriça.


O Benchmark avalia serviços públicos digitais numa lógica de eventos de vida, organizados em dois grupos alternados e avaliados bienalmente. A edição de 2019 incidiu sobre os eventos «Iniciar um negócio», «Vida familiar», «Estudar» e «Procurar emprego».


Em termos globais, e de acordo com a análise promovida pela AMA, Portugal conseguiu o 3º lugar do ranking, logo após Estónia e Malta, o que traduziu uma subida de oito lugares em relação à classificação anterior.


Registaram-se igualmente subidas significativas nos indicadores «Transparência» (14º para 7º lugar) e «Facilitadores Tecnológicos» (12º para 4º lugar).


De destacar ainda a pontuação de 100% na mobilidade transfronteiriça de empresas, colocando Portugal na dianteira da Europa, juntamente com Malta e Dinamarca.