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Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade

 
 
Cerca de 1 milhão de portugueses não consegue aceder a alguns sítios web, o que é bastante preocupante. De facto, isso acontece quando as páginas apresentam erros de construção ao nível do design e dos conteúdos, impedindo que utilizadores com algum tipo de deficiência tenham acesso a esses serviços online.
 
Dia 21 de maio é precisamente o Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade e a AMA tem uma série de ferramentas no seu ecossistema de Experiência Digital que ajudam a derrubar essas barreiras e que podem ser acedidas através dos sítios Web https://selo.usabilidade.gov.pt/ e https://www.acessibilidade.gov.pt.   
 
Para se perceber o impacto, numa análise da WebAIM  a 1 milhão de sítios Web, recentemente publicada, constatou-se que 98% dos sítios falhavam em pelo menos um dos critérios das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG 2.1), apresentando-se as páginas de entrada com uma média de 61 erros. 
 
A Equipa de Experiência Digital (EED) da AMA analisou as 6 falhas mais comuns indicadas pela investigação e apresenta uma forma rápida para as resolver.
 
Seis falhas mais comuns                       
Texto com baixo contraste 86%
Inexistência de legendas nas imagens 66%
Links vazios 60%
Inexistência de etiquetas nos formulários 54%
Botões vazios: 29%
Falta de identificação do idioma do documento: 28%
 
Texto com baixo contraste
O texto tem de ter um rácio de contraste para com o seu fundo de, no mínimo, 4.5 para 1. Para mais informação sobre contrastes a utilizar consulte o requisito 6º da checklist «10 aspetos de acessibilidade» do Selo de Usabilidade e Acessibilidade.
A funcionalidade «inspetor» do navegador Web Chrome pode ajudá-lo nessa análise. Recomendamos também a utilização do Colour Contrast Analyser.
 
Inexistência de legendas nas imagens
O Selo de Usabilidade e Acessibilidade considera esta falha de crítica para a acessibilidade, principalmente em três situações: quando a imagem é um botão, quando a imagem é o único elemento de uma hiperligação e quando a imagem é um gráfico. Consulte o requisito 5 e o requisito 1.3 da checklist «10 aspetos de acessibilidade» do Selo de Usabilidade e Acessibilidade.
Uma forma simples de observar esta questão é desativar a visualização de imagens no seu navegador Web. Ao fazê-lo deverá surgir no lugar das imagens o texto alternativo correspondente. Se não aparecer, ou se o mesmo lhe parecer ser o nome do ficheiro da imagem, então está com um problema. Consulte o manual de instruções do seu Content Management System (CMS) para perceber como dotar as suas imagens de uma legenda. Lembre-se que «imagem» simplesmente não serve de texto alternativo a quem não consiga, por qualquer razão, ver a imagem ou o botão!
 
Links vazios
Este é um problema muito recorrente nas construções mais modernas. Ele está relacionado com construções em que os links ou os botões são compostos em exclusivo por uma imagem. Se está a pensar nas imagens-link que leu no ponto anterior, está correto. A falta de um texto alternativo numa imagem-link é um problema de acessibilidade grave.
A sua explosão progressiva na atualidade está relacionada com a possibilidade de inserção de imagens nos conteúdos através das folhas de estilo. Um exemplo muito típico deste problema são os «muito bonitos» botões das redes sociais. Quem vê a imagem sabe que ela abre o Facebook. Quem não a consegue ver, se a imagem não tiver um texto alternativo, terá um link vazio, sem qualquer informação sobre qual o seu destino. «O que é que acontecerá se eu carregar aqui?»
 
Inexistência de etiquetas nos formulários
Imagine que lhe entregavam um formulário que só tinha campos para preencher, mas não lhe diziam o que tinha que preencher em cada um deles. É absurdo, não é? Mas é isso que acontece a utilizadores que não usam a visão para aceder à informação.
Mas porque não conseguem utilizadores cegos perceber que naquele campo lhe estão a pedir o «nome completo»? A razão é simples: tecnologia. Ao chegar ao campo de edição, a tecnologia «interroga» o campo de edição sobre qual é a etiqueta que lhe está associada. Se não existir uma associação entre ambos, a tecnologia não vai conseguir passar essa informação ao utilizador.
Com o rato clique na etiqueta. Se o cursor saltar de imediato para o respetivo campo, então está tudo correto. Se ao clicar, nada acontecer, então está com um problema. Consulte o requisito 4 da checklist «10 aspetos críticos» do Selo de Usabilidade e Acessibilidade.
 
Botões vazios
A questão é semântica, mas links e botões são elementos relacionados com ação praticamente da mesma família. Veja o que já dissemos para os Links vazios - é, em tudo, aplicável aos botões.
 
Falta de identificação do idioma do documento
A identificação do idioma principal em que o documento se encontra é um requisito muito simples de resolver.
Em HTML, basta procurar se na 2ª linha de código da sua página existe algo similar a:
<html lang="pt-PT"> 
Se em vez de português, o idioma principal da página for inglês, então deverá ter algo como:
<html lang="en">
Mais uma vez, isto é relevante para as tecnologias transmitirem corretamente o conteúdo aos utilizadores. Por exemplo, um leitor de ecrã, ao detetar que a página está em inglês, vai buscar um sintetizado de fala inglês para ler o texto, em vez de tentar fazê-lo com um sintetizador em português. Este é também um parâmetro importante para tecnologias que indexam conteúdos Web, como é o caso do Google. Lembre-se de que a acessibilidade traz benefícios, não só para quem utiliza tecnologias de apoio, mas também para quem utiliza tecnologias. Isso mesmo, é importante para todos!
 
  1 WebAIM. The WebAIM Million - An annual accessibility analysis of the top 1.000.000 home pages. Consultado a 19 de maio de 2020 em https://webaim.org/projects/million/