Asset Publisher

Back

Usabilidade e Acessibilidade digitais cada vez mais presentes nos portais públicos

 

O portal www.defesa.gov.pt, do Ministério da Defesa Nacional, foi distinguido com o Selo Prata de Usabilidade e Acessibilidade, no dia 18 de dezembro 2020, terminando o ano com o reconhecimento dos esforços para cumprir as melhores práticas de experiência digital e de inclusão, após análise e verificação de cumprimento dos requisitos exigidos para concretizar a candidatura. 

 

Para alcançar este patamar de conformidade com as melhores práticas, foi necessário um esforço da equipa que desenvolveu o Defesa.Gov, que realizou um excelente trabalho e conseguiu tornar a estrutura e conteúdos do portal mais acessíveis. 

 

Além de cumprir a obrigação legal que consta no Decreto-Lei n.º 83/2018 e ter publicada a Declaração de Acessibilidade e Usabilidade que descreve esses esforços em prol dos utilizadores, a Defesa Nacional pretende que este trabalho não fique por aqui e, já em 2021, terá o objetivo de evoluir ainda mais o portal em termos de acessibilidade e usabilidade, chegando ao Selo Ouro. 

 

Este Selo identifica e distingue a aplicação das melhores práticas de usabilidade e acessibilidade em sítios Web e aplicações móveis, podendo ser Bronze, Prata ou Ouro, em função do nível de cumprimento das boas práticas, aumentando a exigência e promovendo a melhoria contínua dos serviços digitais, sobretudo das entidades da Administração Pública.  

 

Mais informação sobre Acessibilidade, Usabilidade e candidaturas ao Selo pode ser consultada nos sítios web www.acessibilidade.gov.pt e www.selo.usabilidade.gov.pt.