Asset Publisher
Documentos autárquicos mais acessíveis
O Ano Novo chega com inovação para mudar a vida dos munícipes de Almada, com documentos mais acessíveis. Foi assinado, no dia 30 de dezembro de 2020, o protocolo entre a Câmara Municipal de Almada e a Agência para a Modernização Administrativa que permitirá partilhar, através da Bolsa de Documentos do portal ePortugal, todos os comprovativos de submissão de entrega de pedidos no portal municipal.
A Bolsa de Documentos é uma das funcionalidades oferecidas pelo portal de serviços públicos, o ePortugal, que permite que cidadãos e empresas possam receber, guardar, gerir e partilhar documentos eletrónicos emitidos ou requeridos pela Administração Pública, através de mecanismos de interoperabilidade.
A Câmara Municipal de Almada é o primeiro município a oferecer esta facilidade aos seus munícipes, nesta primeira fase para os comprovativos de submissão de pedidos e, numa fase posterior, a um leque mais alargado de documentos já no decurso do ano de 2021.
Este projeto foi desenvolvido no âmbito do programa iSimplex 2019, que elegeu medidas inovadoras para promover o princípio «uma só vez» na relação com o Estado, e que incentivam a utilização dos serviços e canais digitais, convidando à partilha e à reutilização de recursos, bem como às tecnologias emergentes, designadamente a inteligência artificial. Um caminho que procura simplificar a vida de cidadãos e empresas.