Asset Publisher

Back

Rede de Inovadores e Rede de Laboratórios de Experimentação da AP numa listagem do OPSI

 

A Rede de Inovadores e a Rede de Laboratórios de Experimentação da Administração Pública, dinamizadas pelo LabX, constam da listagem Innovation Networks do OPSI – Observatory of Public Sector Innovation destacada no artigo Identifying Public Sector Innovation Networks.

 

Nesse artigo está sublinhada a importância dos fóruns em rede, tal como referenciados na Declaração sobre Inovação no Setor Público da OCDE, que promovem a conexão entre pares através da partilha de interesses e encorajamento de ideias inovadoras, fundamentais para a transformação.

 

A Rede de Inovadores tem como objetivo fomentar o espírito inovador e de experimentação no setor público, conectando de uma forma transversal as entidades públicas independentemente do seu setor de atuação. A rede promove a partilha e a divulgação de boas práticas através da incubação e tutoria de projetos experimentais, a formação dos membros da rede, o desenvolvimento de instrumentos e metodologias, a promoção de eventos abertos ao ecossistema de inovação em Portugal, entre outros.

 

No que diz respeito à Rede de Laboratórios de Experimentação, esta assenta numa ideia que confere a oportunidade dos cidadãos utilizarem os instrumentos e metodologias de desenho centrados no cidadão e desenvolvidos pela equipa do LabX. No âmbito do ecossistema de inovação em Portugal, o objetivo passa por garantir que as organizações públicas conseguem dinamizar novas abordagens, mais inovadoras, tornando-as parte integrante do seu dia a dia.