Asset Publisher

Back

Id.gov: já pode ter o Documento Único Automóvel (DUA) na sua carteira digital

 

Rapidez, simplicidade e utilidade. São só algumas das vantagens associadas à utilização da aplicação id.gov que agora passa a disponibilizar o Documento Único Automóvel. É mais um passo importante para a portabilidade dos diversos documentos em suporte digital que procuram simplificar o dia-a-dia dos cidadãos.

 

O Documento Único Automóvel (DUA) permite identificar um veículo ao mesmo tempo que permite circular nos países da União Europeia, tendo materializado a medida «DUA na Carteira» que integrava o programa Simplex+ e o Plano Justiça + Próxima.

 

A aplicação id.gov.pt é a aplicação oficial de acesso a documentos digitais emitidos pelo Estado Português que lhe permite guardar e consultar os seus cartões de forma digital. Com esta app é possível ter acesso ao Cartão de Cidadão, Carta de Condução, Cartão da ADSE, Cartão de Funcionário, Cartão Digital da Defesa, Cartão de Antigo Combatente e, agora, o Documento Único Automóvel. Para além das funcionalidades de visualização, o id.gov.pt permite a partilha de dados dos documentos, sendo a validação feita através de um validador de «QR code», disponível no menu principal.

 

Desde que foi lançada, a aplicação id.gov.pt já tem recebido várias nomeações ​e prémios nacionais e internacionais, por exemplo, saiu vencedora dos World Summit Awards na categoria «Government & Citizen Engagement», um concurso anual organizado pelas Nações Unidas. Permite, ainda, que Portugal integre a lista restrita de países do mundo que disponibilizam funcionalidades associadas à identificação eletrónica.