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Relatório anual «Índice de Digitalização da Economia e da Sociedade»

 

O Índice de Digitalização da Economia e Sociedade (DESI) da Comissão Europeia tem como objetivo central o acompanhamento da evolução dos diferentes Estados-Membros da União Europeia segundo um conjunto de indicadores sobre o desempenho digital da Europa, agregados em cinco dimensões principais: Conectividade, Capital Humano, Utilização da Internet, Integração da Tecnologia Digital e Serviços Públicos Digitais.

 

O relatório de 2021 publicado no dia 12 de novembro, tem como principal referência os dados de 2020, apresentando o estado da economia e da sociedade digital no primeiro ano da pandemia. A AMA colabora na revisão do indicador «Serviços Públicos Digitais» que, por sua vez, tem como fontes, entre outras, o European eGovernment Benchmark e o Open Data Maturity Index, da Comissão Europeia, cuja coordenação e representação nacional é igualmente assegurada pela AMA.

 

No que diz respeito aos resultados, Portugal ocupa o 16º lugar do ranking entre os 27 Estados-Membros da União Europeia, na edição de 2021 do Índice da Economia e Sociedade Digital. Está entre os líderes da UE em matéria de serviços públicos digitais, tendo-se posicionado no 14º lugar. Os datasets e/ou conjuntos de dados registaram um crescimento de 100%, passando de 2.434 em dezembro de 2020, para 4.861 em outubro de 2021. Havia um total de 100 entidades em dezembro de 2020 e foram registadas 124 em outubro de 2021, traduzindo-se num aumento 24%.  O número de utilizadores também cresceu de forma significativa passando dos 1.174 utilizadores em dezembro de 2020 para 2.558 em outubro de 2021. Estamos a falar de um acréscimo de 118%. No que concerne às reutilizações, foram registadas 6 em dezembro de 2020 e 42 em outubro de 2021, o que representa uma subida de 600%. No que toca ao número de visitantes, foram contabilizados 12.717 em dezembro de 2020 e 98.774 em outubro de 2021, o que representa um crescimento de 677%.

 

De realçar, também, o desempenho de Portugal, em pré-preenchimento de formulários online e serviços públicos digitais para cidadãos e empresas, posicionando-se acima da média registada na União Europeia.