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Lojas de Cidadão com horário alargado

 

As Lojas de Cidadão vão continuar com horário alargado e a disponibilizar mais atendimentos relacionados com a renovação e entrega de documentos. Esta medida deve-se ao facto de os documentos expirados a partir de 24 de fevereiro de 2020 só serem aceites até final do ano.

 

Entre 27 de novembro e 28 de fevereiro, algumas Lojas de Cidadão e balcões do Instituto de Registos e Notariado (IRN) vão ter horários alargados para a realização dos seguintes serviços:

  • Renovação e levantamento do Cartão de Cidadão;
  • Pedidos, renovação e levantamento de Passaportes.

 

Vão passar a funcionar de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 15h, os seguintes pontos de atendimento:

  • Loja de Cidadão das Laranjeiras
  • Loja de Cidadão de Marvila
  • Loja de Cidadão de Odivelas
  • Loja de Cidadão do Porto
  • Loja de Cidadão de Vila Nova de Gaia
  • Loja de Cidadão de Coimbra
  • Loja de Cidadão de Braga
  • Loja de Cidadão de Faro
  • Balcões do IRN no Campus da Justiça, em Lisboa.

 

Caso queira deslocar-se a uma destas Lojas e balcões, pode pesquisar pela Loja de Cidadão que pretende na página «Locais de Atendimento de Serviços Públicos» e tirar uma senha digital.

 

Renovação automática do Cartão de Cidadão vai continuar

 

Para quem tiver mais de 25 anos e os dados biométricos estiverem atualizados, pode continuar a optar pela renovação automática do Cartão de Cidadão. Recebe em casa a carta PIN para pagar a renovação, 60 dias antes do fim do prazo de validade do documento. O envio do Cartão de Cidadão é feito igualmente por correio.

 

Até ao momento, já foram renovados automaticamente mais de 600 mil cartões. O IRN já está a enviar cartas PIN referentes a Cartões de Cidadão que vão caducar em janeiro.

 

"Casa Aberta": 50 mil atendimentos para Cartão de Cidadão e Passaporte

 

Nos 8 sábados que durou a operação "Casa Aberta", de 2 de outubro a 20 de novembro, foram realizados cerca de 50 mil atendimentos relacionados com o Cartão de Cidadão e passaporte. Os balcões de nove Lojas de Cidadão e do Campus da Justiça estiveram em funcionamento entre as 9h e as 22h.

 

Houve ainda um aumento do recurso às senhas digitais entre quem recorreu à modalidade "Casa Aberta", com 14% das pessoas a obter senha para o atendimento presencial de forma remota, através do portal ePortugal ou da app Mapa de Cidadão.

 

Fonte: ePortugal